Projeto da ONU registra histórias de superação de jovens brasileiros
Com um celular na mão e a vontade de ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor, Gabriel Pettersen pede licença para entrar no armazém em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Lá encontra Andrezza da Silva, responsável por gerenciar a loja, que pertence à família da comerciante.
Em alguns minutos de conversa, o estudante grava o depoimento da jovem empreendedora, que conta os desafios que enfrentou ao assumir a responsabilidade de cuidar do comércio em 2014, com apenas 20 anos.
Ao longo dos meses em que está à frente do negócio, com experiência e maturidade, Andrezza foi capaz de mudar rotinas no armazém que beneficiam não só o comércio mas também o meio ambiente e o planeta. Lá, restos de papel viram blocos de rascunho, garrafas pet que antes iam para o lixo são utilizadas para armazenar cloro e desinfetante, e caixas de papelão são doadas. “Me sinto uma batalhadora, a gente tenta correr atrás cada dia”, afirma a comerciante.
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Para Gabriel, é a chance de mostrar ao mundo que é possível batalhar e vencer. “Essa imagem precisa ganhar o mundo. O povo brasileiro batalhando, sendo resiliente, passando pelas dificuldades, e vencendo. Essa é a imagem que precisa ganhar o mundo”, diz o estudante, que colabora para projeto desenvolvido pelo Centro RIO+ –vinculado ao Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento)–, disposto a reunir vídeos produzidos por um milhão de jovens brasileiros e que farão parte de documentário.
Capacitar os jovens
De acordo com Michelle Elsaesser, gerente do projeto, o objetivo da ONU é capacitar mais de um milhão de jovens no país para gravar iniciativas relacionadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). “A ideia é que os jovens entendam e que também se tornem agentes de transformação para eles mesmo poderem mudar realidades e compartilhar ideias que já estão funcionando bem e que podem inspirar pessoas de outros lugares.”
Graças ao projeto, iniciativas de sucesso como a de Andrezza, desenvolvidas em comunidades de baixa renda, vão virar exemplos para o mundo. O documentário de uma hora e meia, com iniciativas relacionadas à sustentabilidade e aos ODS, será exibido em uma plataforma digital e fará parte de um projeto ainda maior, que incluirá outros países de língua portuguesa. A previsão é que, até o final do ano, o vídeo seja exibido em 1,5 milhão de escolas em 195 países.
Saiba mais sobre o projeto em www.riodialogues.org
Via ONU Brasil