Projeto social criado por catadora a partir do lixo pede ajuda

Termina nesta segunda-feira (11) uma campanha de financiamento coletivo para ajudar um projeto social em Arapiraca (AL). A meta inicial, de R$ 5.000, visa à aquisição de material para construção, mão de obra e instalações elétricas e hidráulicas para a sede do “projeto da Babilônia”.

Projeto social criado por catadora a partir do lixo pede ajuda

A catadora de recicláveis Babilônia Bezerra da Silva, de 37 anos, é a responsável pelo programa. Com os livros que retirou do lixo, ela tomou gosto pela leitura e montou uma biblioteca comunitária na garagem de sua casa.

Babi, como é conhecida, começou a dar aulas de reforço para crianças, jovens e adultos da comunidade Frei Damião, em Arapiraca. Segundo os organizadores da campanha, o local sofre com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), violência e graves problemas de moradia, saneamento e fornecimento de luz.

Apesar de ajuda e recursos escassos, o projeto atende a aproximadamente cem crianças. Além de ser pequena e não ter banheiros, a garagem não é completamente coberta, o que deixa as crianças expostas ao sol e à chuva. Um outro ambiente é utilizado para o armazenamento do material recolhido e não possui cobertura.

Projeto social criado por catadora a partir do lixo pede ajuda

Para manter o programa e o sustento da família, Babi e seu marido dependem da venda do artesanato produzido com o lixo que recolhem da rua.

Até agora, foram arrecadados pouco mais de R$ 2.000. Caso você queira contribuir, clique aqui até 23h59. Quem ajuda pode receber recompensas.