Projeto une arte e informação para falar sobre depressão
Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Mas o distúrbio ainda é visto como tabu pela sociedade.
Um projeto lançando recentemente pretende falar sobre a depressão e incentivar o diálogo de forma leve.
A ideia do Criativa Mente, idealizado por Karol Martins, é unir arte e informação como um estimulo à saúde mental.
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- 8 sintomas de depressão para ficar atento e procura ajuda
O projeto surgiu após um grave caso de depressão na família e a necessidade de entender melhor o distúrbio que atinge 5% das pessoas que vivem em comunidade, segundo a OMS.
“Eu era totalmente ignorante quanto ao assunto, não sabia lidar, não entendia mesmo. Mas as dificuldades nos fazem crescer, e com isso, busquei ajuda e informação, descobri muitas pessoas passando pelo mesmo caso, entendi melhor como lidar, comecei a encontrar um caminho de tratamento para ajudá-la e identifiquei que a arte era um grande caminho de cura”, conta Karol.
O foco é unir artesãos talentosos, pessoas que passam ou passaram por depressão, que precisam de oportunidade para expor seu trabalho (com um preço acessível, para que consigam trabalhar.
O primeiro evento ocorre no próximo dia 14 de abril na Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo, e contará com apoio e participação do SAMPATALKS, uma iniciativa que visa promover suporte coletivo por meio de diálogos reais, seja em uma conversa individual ou em grupo. A essência é aproximar as pessoas, cultivar a conexão humana e trazer conversas mais inclusivas sobre saúde mental, intolerâncias, movimentos sociais e outros assuntos
Além de música, arte e gastronomia, o evento contará com atendimento gratuito sobre a depressão e uma rodada especial do SAMPATALKS falando sobre saúde mental, das 13h às 14h30 –o papo é aberto e totalmente gratuito!
Parte da verba arrecada durante o evento, será revertida para ajudar instituições que trabalham com este tema (saúde mental).
Feira Criativa Mente
Onde: Feirinha Bar (Rua Cavazzola, 92, Vila Olímpia)
Horário: das 11h às 20h
Quanto: Entrada gratuita
*Participação especial SAMPATALKS: das 13h às 14h30 (roda de bate papo sobre saúde mental)
Informações: www.facebook.com