Projeto usa bike para aumentar desempenho escolar na África

Grande parte da população rural africana não possui acesso ao transporte, tendo que percorrer longas distâncias para chegar aos serviços mais básicos. Mas um projeto pretende mudar esta realidade.

Criado pela ONG Qhubeka, o projeto Bicycles Change Lives está fornecendo bicicletas para crianças em idade escolar possam se locomover.

“Andar a pé para a escola é um bom exercício, desde que a distância seja razoável”, afirma a ONG.

Uma pesquisa do Statistics South Africa revela que cerca de onze milhões de estudantes da África do Sul vão a pé para a escola –muitos deles andam mais de uma hora. Não raro, eles chegam atrasados e exaustos, afetando todo o rendimento escolar.

Já foram financiadas mais de mil bicicletas, mas o grupo espera alcançar a meta de cinco mil. Além dos alunos, a ideia é beneficiar professores e profissionais da saúde. O programa ainda tem também como objetivo manter mais meninas na escola.

As bicicletas doadas são projetadas para aguentar peso extra. Junto a bike, cada pessoa recebe um kit com itens básicos, como capacete e ferramenta para pequenos reparos. Para saber mais sobre o projeto e como ajudar veja aqui.

Via Ciclovivo