Rede foca em trabalho para quem tem mais de 50
A necessidade de reinserção e aproveitamento de pessoas com mais de 50 anos pelo mercado de trabalho já é uma realidade. E o país precisa urgentemente se preparar para absorver esta mão de obra, dotada de características muito próprias, como experiência, comprometimento e pontualidade.
Atualmente, 12% da população brasileira é idosa e, até 2020, estas pessoas devem representar 15% (32 milhões de pessoas), muitas delas ainda em plenas condições de trabalho. Esta situação exigirá, portanto, uma forte articulação do poder público, privado e terceiro setor, a fim de contribuir com a absorção destes profissionais e evitar, assim, problemas de ordens econômica e sociais.
Levantamentos e estudos realizados por empresas especializadas indicam que o trabalho desenvolvido pelos sêniores é muito bem recebido por colegas e empresários. Mas ainda há muito o que evoluir nessa área, e o projeto Rede Sênior –programa desenvolvido pela Rede Cidadã— busca exatamente preencher estas lacunas.
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Shopping Pátio Paulista e Nespresso transformam mais de 50 mil cápsulas em decoração natalina
- Worldpackers: uma solução para quem quer viajar o mundo gastando pouco
- Santander abre 50 mil vagas em 9 cursos gratuitos
O programa tem como objetivo principal promover a geração de trabalho e renda para as pessoas acima de 50 anos. Para isso, utilizam o Plano de Vida e Trabalho, buscando, assim, possibilitar o processo de envelhecimento bem sucedido, longevo, atuante e produtivo.
Para orientar o sênior, três módulos são desenvolvidos. Algumas das abordagens são o histórico do participante e suas expectativas com o programa, uma análise do seu futuro nos próximos anos (tratando de questões financeiras, saúde, familiares etc.) e, finalmente, a proposição de um plano de ação a partir dos três pilares sobre os quais a Rede Cidadã trabalha: empreendedorismo, voluntariado ou retorno ao mercado de trabalho.
“Queremos que as pessoas conquistem a cidadania pelas próprias mãos. E isso é alcançado através do trabalho”, diz Fernando Alves, idealizador e diretor executivo da Rede Cidadã.
Dos 30 participantes do projeto-piloto, 14 escolheram voltar ao mercado de trabalho, sete optaram por se envolver com o voluntariado e nove decidiram seguir pelo caminho do empreendedorismo e iniciar um pequeno negócio.
Mais informações sobre a Rede Sênior: Tel.: (31) 3290-8024 ou o e-mail:[email protected]. Site: www.redecidada.org.br