Restituição do IR contribui com comunidades afetadas pelo coronavírus
Menos de 3% das pessoas destinam o imposto a instituições sociais
Por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 foi estendido até o dia 30 de junho. O compromisso, que pode ser visto por muitos brasileiros como burocracia, também é uma oportunidade de praticar a solidariedade.
Por meio da declaração, os contribuintes podem destinar até 3% do imposto para instituições e projetos de alto impacto social. Até o momento a Receita Federal recebeu apenas 35% das declarações.
Segundo dados da Receita, menos de 3% dos contribuintes fazem doações com o Imposto de Renda. Como a grande maioria da população não conhece os benefícios de destinar, esse ano as instituições temem que esse número seja ainda menor.
- Saúde mental de idosos: um tipo de exercício físico ajuda a combater depressão e ansiedade
- Saiba qual o motivo que, segundo especialista, mais contribui para o fim de um relacionamento
- 5 atrações imperdíveis do parque aquático Thermas da Mata
- Réveillon no Wet’n Wild tem pool party e open bar
“O dinheiro do contribuinte já seria pago ao governo de qualquer maneira, e o imposto solidário abre portas para que ele possa destinar para um projeto que conhece e ainda acompanhar como o valor é aplicado. O mais interessante é que o valor retorna ou é abatido para a pessoa na restituição em 2020 ou no próximo ano”, explica Rodolfo Schneider, gerente de parcerias e marketing do Marista Escolas Sociais.
Segundo o especialista, se a pessoa tiver imposto a restituir, o valor doado é acrescentado ao montante (calculado já no sistema da Receita) e ele o recebe no período de restituição. Se o contribuinte tiver imposto a pagar, o valor doado é descontado do débito.
Site ensina como doar
Com a intenção de explicar o passo a passo para efetuar uma doação via imposto de renda, o Marista Escolas Sociais, que atende mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens em 20 Escolas e Unidades Sociais nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, preparou um site detalhando todas as etapas.
Ao acessar impostosolidario.org.br, o contribuinte pode entender todos os processos e conhecer instituições que poderão ser beneficiadas.
Um dos projetos disponíveis para receber os recursos via Imposto de Renda é o “Educação – O futuro é para todos”, que beneficia mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens de 0 a 17 anos. A iniciativa oferece educação gratuita em cinco escolas sociais localizadas em áreas de vulnerabilidade social na zona leste de São Paulo, Santos e Ribeirão Preto.