IFMG abre inscrições para três cursos gratuitos de francês
O programa tem como objetivo incentivar o ensino de idioma francês e difundir as culturas francófonas
O Instituto Federal de Minas Geraias (IFMG), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), está com inscrições abertas para a seleção de estudantes e servidores para três cursos gratuitos de francês.
As vagas são para os cursos Básicos I e II e para o curso FRANMOBE, voltado à mobilidade estudantil internacional, no âmbito do Programa Assistentes de Francês. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 10 de abril.

Para se inscrever, é obrigatório o uso de e-mail institucional. Os estudantes devem utilizar o e-mail @academico.ifmg.edu.br, enquanto os servidores deverão usar o e-mail @ifmg.edu.br.
- 5 destinos perto de São Paulo para curtir o feriado de 1º de maio
- ‘Patrimônio do povo brasileiro’: o que você precisa saber sobre o SUS e seu impacto no Brasil
- Alura e Google abrem 180 mil vagas em curso gratuito de IA
- Etecs e Fatecs oferecem cursos gratuitos na área da construção civil
Vagas disponíveis nos cursos gratuitos
- Curso de Francês Básico I: Serão oferecidas 45 vagas para estudantes dos cursos regulares (técnico, graduação e pós-graduação, incluindo alunos de cursos de especialização lato sensu presenciais ou EaD) de todos os campi do IFMG, além de 15 vagas para servidores ativos de qualquer campus ou da Reitoria.
- Curso de Francês Básico II: Serão disponibilizadas 15 vagas para estudantes dos cursos regulares de todos os campi do IFMG, além de 5 vagas para servidores ativos de qualquer campus ou da Reitoria.
- Curso FRANMOBE: Serão oferecidas 20 vagas para estudantes de cursos regulares de todos os campi do IFMG (destinado exclusivamente a estudantes e não inclui servidores).
Os cursos de Francês Básico I e II, voltados para o ensino de francês como língua estrangeira (FLE), abordam diversos aspectos da língua francesa. O objetivo é proporcionar aos alunos habilidades básicas em leitura, escrita, compreensão oral, conversação, gramática e vocabulário. Além disso, as aulas incluem informações sobre a cultura francesa e atividades práticas para reforçar o aprendizado.
Já o FRANMOBE é um curso especializado que apoia estudantes no desenvolvimento de projetos de mobilidade acadêmica em universidades francesas ou de outros países francófonos. O programa visa fortalecer a motivação dos alunos para a mobilidade internacional e aumentar suas chances de sucesso na integração ao ambiente acadêmico e à vida cotidiana nos países de língua francesa.
O programa “Assistentes de Francês”, criado em 2010, é uma iniciativa da Embaixada da França, em parceria com o France Education International, agência do Ministério de Educação Nacional francês.