RJ aprova lei ‘Angelina Jolie’ para dar exame a mulher com câncer

27/08/2015 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 19:45

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), sancionou na última terça-feira, 25, a “Lei Angelina Jolie”, o que autoriza o governo estadual a assinar um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) para oferecer a realização de exames capazes de detectar uma mutação genética em mulheres com histórico de câncer de mama ou de ovário na família.

A lei é de autoria da deputada estadual Marcia Jeovani (PR). O teste observa se a paciente tem alguma mutação nos genes BRCA1 e BRCA2, que são considerados “protetores” deste tipo de doença. O exame custa cerca de R$ 6,7 mil em laboratórios particulares.

Este tipo de exame ficou conhecido mundialmente por causa da atriz Angelina Jolie
Este tipo de exame ficou conhecido mundialmente por causa da atriz Angelina Jolie

Somente mulheres que moram no Estado do Rio e têm histórico familiar de câncer de mama ou de ovário poderão se beneficiar do exame gratuito. Para isso, as interessadas devem apresentar laudo que comprove o diagnostico de dois parentes de primeiro grau ou três de até segundo grau que tenham tido esse tipo de câncer antes dos 50 anos.

O exame deverá ser pedido por um médico geneticista, mastologista ou oncologista, mas ainda não há prazo para o vínculo ser confirmado e os exames liberados.

Este tipo de exame ficou conhecido mundialmente depois que a atriz norte-americana Angelina Jolie se submeteu a ele e descobriu que tinha uma mutação genética. Preocupada com o histórico familiar, ela decidiu fazer uma mastectomia em 2013.

Via Estadão