Sensores e app ajudam a combater estresse e ansiedade
Sabe aqueles momentos em que a tensão chega e a gente nem se dá conta? Uma equipe nos EUA desenvolveu um equipamento que não apenas alerta quando ela aparece, mas também indica o que fazer nesses casos.
O Lief, que está em fase de protótipo, monitora os batimentos do coração, a HRV (variabilidade da frequência cardíaca) e a respiração, para identificar padrões de estresse e ansiedade.
Um patch de silicone de 6 mm, com sensores conectados por Bluetooth ao smartphone, mantém os registros desses dados. Quando eles apresentam variação e o corpo dá sinais de tensão, ele vibra – é hora de parar.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Pelo app no celular, o usuário aprende técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração. Cada uma tem três minutos de duração.
Quem tiver interesse pode relacionar o momento a um estado de espírito ou a uma atividade. Depois, é possível analisar as situações detonadoras do estresse.
O equipamento pode ser carregado em entradas USB. Basta conectá-lo por uma hora para ter bateria suficiente para uma semana de uso.
Desenvolvido por médicos das universidades Stanford e da Califórnia, o Lief está previsto para ser lançado em 2017.
Para financiá-lo, a equipe recorreu a uma plataforma de crowdfunding. A meta de US$ 50 mil foi atingida em cinco dias.
https://www.kickstarter.com/projects/getlief/lief-smart-patch-that-fights-stress/updates
Por QSocial