Sou da Paz lança ferramenta inédita sobre violência armada no Brasil
O Instituto Sou da Paz lança hoje, em São Paulo, a plataforma Retrato da Violência Armada no Brasil, uma ferramenta interativa e inédita que visa informar o cidadão sobre o panorama da agressão por armas de fogo e, também, nortear políticas públicas que visam diminuir a violência.
Os números desse tipo de violência impressionam. O Brasil é o líder no ranking mundial de homicídios desde 2012, segundo a ONU, com 71% de mortes por armas de fogo _ o índice mundial é de 40%. Entre 1980 e 2012, a taxa desse tipo de agressão no país teve um crescimento de mais de 300%, segundo o Sou da Paz.
Pela plataforma, é possível comparar informações de até três Estados desde 2003. A base de dados tem como fontes o Datasus, do Ministério da Saúde, e Secretarias de Segurança Pública de todo o país.
“O Retrato da Violência Armada no Brasil facilita a consulta de dados oficiais e permite que todos as pessoas verifiquem por si mesmas o impacto devastador das armas sobre a segurança pública”, afirma Ivan Marques, diretor-executivo do Instituto Sou da Paz.
O lançamento será feito no debate “Os Jovens e as Armas de Fogo” promovido pelo instituto na mostra “Setembro Verde: Jovem Negro Vivo”. O evento é gratuito e acontece hoje, às 19h30, na Matilha Cultural (rua Rêgo Freitas, 542, República, São Paulo).
Por QSocial