Startup desenvolve bateria de celular que se autocarrega
A startup americana NikolaLabs está desenvolvendo uma bateria de celular que se autocarrega. A nova tecnologia usa as ondas de rádio que os celulares transmitem ao se conectar com torres e roteadores wi-fi para convertê-las em eletricidade capaz de carregar a bateria.
A tecnologia da NikolaLabs funciona com ondas de rádio que não são utilizadas na comunicação, logo, não altera a qualidade da ligação ou outros serviços. Por exemplo, uma caixa acoplada ao telefone conseguiria captar essas ondas e transformá-las em eletricidade, sendo capaz de carregar cerca de 25% a 30% da bateria, o que já ajudaria muito, não é verdade?
- Aproveite! Smartphone com câmera de 108MP por menos de R$1500 no Esquenta Black Friday
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Usar o celular com frequência provoca câncer? Veja o que diz a ciência
- 19 estreias nos streamings e nos cinemas para ver neste final de semana
Outras empresas como a francesa Sunpartner Technologies, que é especializada em tecnologia solar, também estão trabalhando em algo parecido. No caso dela, a técnica consiste na aplicação de finas camadas que são chamadas de WYSIPS Crystal, entre a tela touch-screen do smartphone. Essas camadas, por sua vez, possuem pequenas células solares, que podem captar luz e convertê-la em corrente elétrica para a bateria quando o telefone é exposto à luz solar ou artificial.
Segundo a NikolasLabs, as fabricantes de celulares precisam pensar melhor sobre a bateria na produção de seus aparelhos. Agora, só nos resta esperar e ver qual será o método que conseguirá acabar com os problemas de falta de bateria ao longo do dia da maneira mais eficiente possível.
Via Olhar Digital