Startup lança satélite que produz ‘chuva de meteoros’
Com ajuda da agência espacial japonesa, a JAXA, uma startup chamada Astro Live Experiences lançou um satélite que será usado para gerar a primeira chuva de meteoros artificial.
Batizado de ALE-1, o satélite transporta milhares de minúsculas bolinhas que pegam fogo quando entram na atmosfera da Terra, deixando uma longo e brilhante rastro que se assemelham a estrelas cadentes. Isso é possível graças a uma fórmula química, que a empresa não revela.
De acordo com startup, que se descreve como “uma empresa de entretenimento espacial”, a primeira chuva de meteoros artificiais iluminará os céus da região costeira de Hiroshima em 2020.
- Chuva de meteoros Aquáridas poderá ser vista nesta madrugada
- Pesquisadores criam radar de chuva e enchente por meio do Twitter
- Chuva de meteoros Perseidas ilumina o céu na madrugada de sábado
- Brasil lança satélite para estender alcance da banda larga
A Astro Live Experiences afirma que as bolinhas vão se desintegrar totalmente, embora cientistas ouvidos pelo site BuzzFeed News disseram que podem haver algum risco de elas colidirem com outros satélites.
Segundo o engenheiro Renan Batista Silva, já há hoje um problema de lixo espacial com dejetos de diversos satélites, e esta empresa pode aumentar ainda mais este problema, além de afetar a vida dos animais durante a noite.
https://www.youtube.com/watch?v=pl0ot0o0bv0
Riscos à parte, este protótipo e o show que a empresa promete realizar o ano que vem demonstram que a arte performática rompeu a fronteira final.