‘Treinamento’ de pais ajuda reduzir problemas de filhos autistas
Estudo realizado por seis universidades, entre elas a de Ohio e a de Yale, ambas nos Estados Unidos, mostrou que crianças com autismo e problemas de comportamento melhoraram depois que seus pais foram treinados para lidar com reações agressivas e de isolamento. A iniciativa foi patrocinada pelo Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH).
Durante a pesquisa, um treinamento foi dado aos pais com estratégias específicas mostrando como lidar com acessos de raiva, agressão, entre outros sintomas. Enquanto isso, outros pais receberam apenas informações sobre a doença.
Os pais que receberam o treinamento aprenderam formas de estimular a comunicação, a atenção, o aprendizado, a linguagem e a interação social de seus filhos.
- Psicoterapia infantil: quando e como buscar ajuda para as crianças?
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- Aplicativo de triagem ajuda a detectar autismo em crianças
- Cientistas descobrem fator durante a gravidez que pode ter relação com autismo
O estudo então constatou que os pais que passaram pelo treinamento específico foram mais eficazes na redução do comportamento agressivo e de isolamento de seus filhos do que os outros pais.
“Esse é o maior estudo aleatório sobre qualquer intervenção comportamental em crianças com autismo. E isso mostra que a formação dos pais funciona”, disse Lawrence Scahill, professor de pediatria que dirigiu a pesquisa.
Via O Globo