Uber lança podcast para motoristas sobre violência contra mulher
Motoristas que ouvirem todos episódios vão receber em seus perfis o selo que será exibido no app
Em parceria com a ONG Promundo, a Uber lançou nesta terça-feira um podcast com objetivo de “transformar” os motoristas da plataforma em aliados no combate à violência contra a mulher.
O ‘Podcast de Respeito’ terá seis episódios que serão distribuídos semanalmente a todos as 600 mil motoristas do aplicativo no Brasil.
Ouça aqui o primeiro episódio.
- ONG oferece curso gratuito de IA exclusivo para mulheres
- Maternidade real: 13 perfis de mães para seguir no Instagram
- Correios lançam canal de denúncia contra violência à mulher
- Uber oferece viagens grátis para atrações que celebram cultura negra
O conteúdo educativo foi criado pela Promundo, uma ONG especialista em envolver homens e meninos em trabalhos pela igualdade de gêneros e que já trabalhou com instituições como a ONU, o Banco Mundial e a OMS.
Quem ouvir todo o conteúdo vai receber o selo Compromisso de Respeito às Mulheres (imagem abaixo), a partir de maio. Todo usuário vai poder verificar se seu motorista tem ou não o selo consultando o perfil que fica disponível dentro do app, a partir do momento em que ele aceita a chamada.
O trabalho para a criação do conteúdo começou no ano passado. A pedido da Uber, a Promundo realizou pesquisas imersivas com dezenas de motoristas do Rio de Janeiro e de Fortaleza para decidir o formato e elaborar os roteiros.
“Nas conversas com os motoristas, descobrimos que eles estavam mais dispostos a ouvir arquivos de áudio enquanto dirigiam do que a parar para assistir um vídeo, por exemplo”, conta a gerente de projeto Sandra Vale. “A imersão também garantiu que entendêssemos questões próprias do dia a dia atrás do volante, como o medo de denúncias falsas.”
“Por ser tão presente no dia a dia dos brasileiros, a Uber está em uma posição privilegiada para influenciar o debate sobre sexismo”, afirma Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil.
Há uma semana, a empresa lançou um vídeo estrelado pela atriz Tatá Werneck com instruções de segurança do app que podem ser úteis tanto para motoristas quanto para passageiros.
Outra parceria, com a revista digital AzMina, deu origem à série “Café com AzMina”, que leva entrevistas ao redor de diversos assuntos relacionados ao feminismo todos os meses ao YouTube. O segundo episódio, sobre mulheres e o mercado de trabalho, vai ao ar no dia 25 e conta com a participação de Nana Queiroz e da empresária e advogada Eliane Dias, coordenadora do SOS Racismo na Assembléia Legislativa de São Paulo e responsável pela carreira dos Racionais MC´s.