Ugandenses desenvolvem exame rápido e barato para malária
Um teste para malária simples, rápido, barato e indolor, é o que promete um dispositivo para smartphone desenvolvido por quatro estudantes da Universidade de Makerere, em Uganda. O acessório, chamado Matibabu, usa luz para detectar e examinar o formato das hemácias, as células vermelhas do sangue, sob a pele, emitindo o resultado em apenas um minuto.
Normalmente o diagnóstico da doença é feito por meio de um exame em que amostras de sangue são retiradas do paciente e analisadas com ajuda de um microscópio. Todo este processo é custoso e exige o trabalho de profissionais de saúde e laboratórios.
O dispositivo criado pelos estudantes ugandenses Brian Gitta, Businge Joshua, Josiah Kavuma e Simon Lubambo, dispensa o uso de agulhas, o que limita o risco de infecções. Uma das vantagens é que o teste pode ser realizado em locais onde não existe uma estrutura de atendimento à saúde.
- Laboratório brasileiro desenvolve teste rápido para coronavírus
- Pesquisadores desenvolvem app para dignosticar malária
Por ano, a malária mata cerca de 500 mil pessoas no mundo todo. O grupo agora espera encontrar um parceiro para produzir uma versão comercial do Matibabu.
Via “O Globo”