USP lança curso on-line gratuito sobre como criar uma startup
A USP (Universidade de São Paulo), por meio de seu núcleo de empreendedorismo, lançou um curso sobre como criar uma startup –pequenas empresas que geralmente têm como foco tecnologia e inovação.
O curso oferece aulas com fundadores das startups da universidade e atividades práticas para colocar a mão na massa, além de aulas teóricas com um pesquisador da instituição.
“O curso nasceu dentro das salas de aula na USP, com um plano de oferecer maior material a graduandos que queriam entender mais”, conta Artur Vilas Boas, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da USP e professor do curso. “Com o tempo, expandimos a proposta para fazer transbordar esse conhecimento para todo o Brasil.”
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
Ele explica que a ideia é oferecer um curso gratuito que possa atingir pessoas nas mais remotas regiões –que, muitas vezes, não têm acesso ao que é produzido na USP em termos de empreendedorismo.
A proposta do curso é ser uma mistura de profundidade teórica, experiência de fundadores e aplicação prática dos conceitos, com realização de atividades constantes ligadas ao processo de criação da startup.
Os temas cobertos pelo curso são: compreensão do usuário, processos para geração de novas ideias, modelagem de negócios, validação de startups, marketing digital, construção de produto, ganho de escala, gestão de operações, finanças em startups, captação de investimentos, pitch e ecossistemas de empreendedorismo.
As inscrições podem ser feitas no link https://www.coursera.org/learn/criacao-startups. Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Empreendedorismo da USP.
Você também pode se informar sobre o mestrado profissional em empreendedorismo da universidade. A USP tem, ainda, laboratórios de inovação ligados a redes internacionais e disciplinas de criação de produtos.