Vacina em aerossol contra Ebola tem resultado promissor
Pesquisadores norte-americanos afirmaram que a vacina em spray contra o ebola, após ser testada em macacos, teve resultado eficaz e está pronta para ser testada em seres humanos.
O estudo, que foi publicado no “Journal of Clinical Investigation”, foi liderado por cientistas do Centro Médico da Universidade do Texas e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.
De acordo com os pesquisadores, se os testes em seres humanos foram efetivos, a vacina pode ser útil em situações de conflitos e crises e em zonas remotas, onde a qualidade de saúde não é tão boa e há uma carência de equipe médica.
- 10 dicas para se proteger de doenças na academia
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- OMS lista 17 doenças com prioridade máxima para o desenvolvimento de vacinas
- Coceira constante nas partes íntimas pode indicar um câncer raro
Para produzir o remédio em spray foi necessário elaborar uma versão mais fraca do vírus parainfluenza tipo chamado 3 (HPIV3), essa doença é uma infecção do trato respiratório que acontece geralmente em crianças pequenas, a fim de incentivar uma resposta imunitária contra a doença.
Para colocar em prática os testes, os pesquisadores aplicaram a vacina em spray a macacos Rhesus em seus narizes e bocas e injetaram uma dose letal do vírus ebola nos animais, que sobreviveram.
“Este estudo demonstra pela primeira vez que uma vacina em spray foi bem sucedida contra uma febre hemorrágica viral”, diz Alex Bukreyev, professor de virologia do Centro Médico da Universidade do Texas, na cidade de Galveston, ao site Exame.
Nos últimos 18 meses, mais de 11.000 pessoas morreram por causa do ebola. A doença se concentrou na África Ocidental, em países como Libéria, Guiné e Serra Leoa.