Vídeo mostra como será o mercado de trabalho no futuro
Tem medo de uma máquina assumir o seu trabalho? Você já pensou que poderia assumir o trabalho do seu chefe, transformando você em um servo de uma IA cujo funcionamento interno você não consegue compreender?
Um novo vídeo do designer e cineasta japonês Keiichi Matsuda mostra como isso pode parecer – e como isso pode acabar.
No vídeo, intitulado “Merger”, Matsuda prevê um ambiente de trabalho futurista que pode parecer estranho para nós agora, mas muito disso foi baseado na vida real de hoje.
- Projeto Meninas Tech abre inscrições em cursos gratuitos no DF
- Como transformar fotos antigas em vídeos com IA
- 7 cursos por menos de R$ 35 para você dar aquele up na sua carreira ou mudar de área
- 5 e-books gratuitos sobre carreiras no mundo digital
Em um e-mail, Matsuda me disse que a interface foi construída em torno dos princípios que ele desenvolveu em seu conceito de trabalho de design UX para clientes comerciais.
“Isso meio que funciona”, escreveu ele. “O roteiro do vídeo foi construído em torno de conselhos reais que encontrei em blogs de produtividade”.
O vídeo de quatro minutos faz uma pergunta importante: quando (se) a inteligência artificial começar a nos dar tarefas ao invés do contrário, será capaz de lidar com as demandas? E, se não, quanto teremos que mudar para acompanhar?
Segundo o engenheiro Renan Batista Silva, o vídeo explora o lado da inteligência artificial dominando corporações enquanto os seres humanos trabalham no mundo virtual sem parar.
O trabalho de Matsuda se tornou viral em 2016, quando ele publicou um vídeo chamado Hyper-Reality, imaginando um futuro quase insuportável, infestado de AR/VR. Mesmo com quase três anos de idade, esse vídeo ainda parece incrivelmente novo e chega em casa melhor do que qualquer filme que eu já vi –e isso inclui produções caras de Hollywood.