Vídeo sobre acessibilidade produzido pela USP é exibido na ONU
Tudo começou com um trabalho de faculdade na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Os alunos Lilia Quinaud, Denis Mercaldi, Alexandre Vaz de Oliveira, Natalia Tonello, Paulo Chou e Bruno Abbate estavam cursando a matéria de Produção Audiovisual em Comunicação Digital e a conclusão da matéria foi um trabalho cuja proposta era definir um cliente e resolver o seu problema de comunicação através de um vídeo.
Eles escolheram a ONG Entre Rodas e Batom, que trabalha com mulheres que estão em alguma posição de vulnerabilidade social. Isso inclui a deficiência física feminina que é o carro-chefe do instituto e foi a temática do vídeo produzido pelos alunos:
- O que o presidente eleito Lula falou na COP 27?
- Agosto lilás: ONU lança campanha sobre violência doméstica
- 5 vezes que Bolsonaro bancou o malandrão em seu discurso na ONU
- Covid-19: USP disponibiliza áudios e vídeos para combater fake news
Como na época a ONG ainda não tinha um CNPJ, conseguir recursos para oficinas e cursos oferecidos pela instituição era muito difícil. Então, os estudantes criaram uma campanha através do Catarse para arrecadar fundos e conseguiram mais que o dobro do esperado, devido ao grande sucesso do trabalho.
Depois disso, os estudantes inscreveram a campanha para o United Nations Enable Film Festival (Uneff). Os vídeos ganharam destaque seguindo critérios como a mensagem que pode aumentar o conhecimento sobre problemas de deficiência e promover a participação dos deficientes na sociedade.
O vídeo dos estudantes ganhou o primeiro lugar e foi exibido, como principal, na sede das Nações Unidas, em Nova York, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro.
O reconhecimento internacional gerou mais prestígio à campanha e além de ter ajudado uma instituição com bons propósitos, agregou uma grande experiência pessoal e profissional aos estudantes.
Por Arthur Marangon