“A Sedução de Marilyn Monroe” reúne obras inspiradas na diva de Hollywood

Produção de expoentes da arte contemporânea recebe destaque no Museu Afro Brasil

Por Redação
31/07/2012 14:35 / Atualizado em 01/10/2012 14:56

Arte de Dom Salas (2012), “Man Rayrilyn”, que integra a exposição
Arte de Dom Salas (2012), “Man Rayrilyn”, que integra a exposição

Musa da história do cinema, Marilyn Monroe segue como fenômeno cultural em todo o mundo. Mesmo passados 50 anos de sua morte (faleceu aos 36 anos, em 1962),  a atriz ainda provoca o imaginário e criatividade de cineastas, escritores, personalidades da moda, da publicidade e das artes.

Para celebrar o legado da atriz, o Museu Afro Brasil reúne a produção de artistas contemporâneos que se inspiraram em sua figura enigmática e no próximo dia 7 de agosto inaugura “A Sedução de Marilyn Monroe”, a partir das 19h, com entrada Catraca Livre.

Pinturas, instalações, fotografias, objetos e filmes compõem a mostra que tem curadoria do diretor do museu, Emanuel Araújo. Entre os destaques, fotografias históricas de Marilyn (incluindo registros feitos pelo fotógrafo Bert Stern), serigrafias de Andy Warhol e obras inéditas de expoentes das artes plásticas no Brasil, como Antônio Miranda, Caíto, Claudio Tozzi, entre outros.

A exposição apresenta também ao público o vestido-instalação “Entre o Amor e o Pânico”, da artista espanhola Maribel Domènech, que traz a gravação de “Happy Birthday, Mr. President”, cantada por Marilyn para John F. Kennedy em 1962.

A data de término da exposição ainda não foi confirmada. Em breve, o Catraca Livre divulga mais informações.