“São Paulo, um Olhar de Imigrantes” em cartaz na Pinacoteca

Mostra reúne 30 obras de artistas dos séculos 19 e 20 que retrataram a cidade

reprodução
"Paisagem da Vila Sônia" de 1947, é um dos destaques da mostra

No final do século 19 e início do 20, o Brasil foi tomado por um intenso movimento de imigração de trabalhadores, que definiriam com fortes contornos o cenário cultural do país. Nesse período, inúmeros artistas imigrantes tomaram São Paulo, pólo de imigração do país, como fonte de inspiração para sua arte.

Uma seleção de 30 obras desse período, mais especificamente entre 1893 a 1980, ganham destaque na exposição “São Paulo, um Olhar de Imigrantes”, que a Pinacoteca do Estado de São Paulo inaugura neste sábado, 21, às 11h. São pinturas, gravuras, desenhos e fotografias, que apresentam a cidade sob diferentes olhares.

Com curadoria de Ivo Mesquita, a mostra tem entre os destaques “Draga”, de Massao Okinaka, “Viaduto Santo Antonio”, de Takeshi Suzuki e “Paisagem da Vila Sonia” de 1947.

A mostra integra o programa de exposição temporárias a partir do acervo da Pinacoteca, que dialogam tem como proposta dialogar exposição permanente do museu, “Arte no Brasil – uma história naPinacoteca de São Paulo”.

“São Paulo, um olhar de imigrantes” fica em cartaz até 30 de dezembro de 2012, com entrada de até R$ 6.

Por Redação