A arte de Lygia Pape ganha a Pinacoteca na mostra “Espaço Imantado”
Diversas experimentações da artista são expostas ao público
Apoiada na vanguarda de Helio Oiticica e da xará Lygia Clark, a artista carioca Lygia Pape foi um dos principais expoentes da transição artística entre o moderno e o contemporâneo. O universo artístico de Pape pode ser conferido em “Espaço Imantado”, em cartaz na Pinacoteca do Estado de 17 de março e 13 de maio. A entrada para o espaço expositivo custa R$ 6.
A exposição, que também já passou pela Serpentine Gallery, de Londres, reúne 200 obras distribuidas em diversas linguagens como pinturas, gravuras, poemas, relevos, cartões e intervenções performáticas registradas em material auvio-visual.
O concretismo foi a casa inicial da arte de Lygia Pape em 1954, quando fez parte do Grupo Frente. Neste processo ela fez nascer parte de seu acervo com algumas telas e xilogravuras com cunho geométrico. Em 1959, assinou o “Manifesto Neoconcreto” e começou a se aplicar em obras que interajam com o espectador.
- 3 resorts all inclusive do Brasil que estão entre os melhores do mundo
- Jejum intermitente: estudo revela um efeito colateral inesperado
- Seis sinais de alerta de uma condição silenciosa que pode aparecer nas pernas
- Casas de apostas com cash out: conheça as 10 melhores
Para que você possa imergir ainda mais na obra da artista, a mostra conta com algumas palestras sobre vida e obra da artista. Todos os encontros têm entrada Catraca Livre.
Confira detalhes das palestras e fotos da mostra nas abas abaixo:
Palestras
Dia 29 de março, às 19h
Encontro com Cauê Alves, crítico de arte e professor de História, Crítica e Curadoria da PUC-SP e Taísa Palhares, curadora e pesquisadora da Pinacoteca.
Dia 3 de maio, às 19h
Palestra com Paula Pape, presidente do Projeto Lygia Pape e Paulo Herkenhoff, crítico de arte
Fotos