A magia da Índia contagia os espaços do CCBB e Sesc Belenzinho
As cores, os costumes, a arte, o misticismo, a religião e toda a beleza da cultura indiana vieram para a cidade de São Paulo.
A Índia mais contemporânea pode ser conferida no exposição “ÍNDIA – Lado a Lado”, em cartaz no Sesc Belenzinho. Já a parte histórica de uma das civilizações mais antigas pode ser encontrada na mostra “Índia!”, no Centro Cultural Banco do Brasil.
No Centro Cultural Banco do Brasil
Com curadoria do holandês Pieter Tjabbes, “Índia!” conta ainda com recursos audiovisuais para ampliar a interação do público com a história e cultura da região. Entre os destaques estão uma réplica de um yantra com imagem de Ganesh, a mais respeitada representação de Deus no hinduísmo e um tuk-tuk, triciclo usado como táxi em todo o país.
A exposição é dividida em três blocos temáticos. “Homem” e “Deuses” reúnem obras datadas a partir de 200 a.C., com itens dos museus de Arte Asiática (Berlim), Rietberg (Zurique), Volkenkunde (Leiden), do Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro), de instituições privadas e colecionadores indianos.
No Sesc Belenzinho
Com curadoria da brasileira residente em Berlim, Tereza de Arruda, o evento reúne obras de 19 artistas, além de dois coletivos, da cena contemporânea indiana.
Entre os destaques da mostra estão os trabalhos dos artistas Ravinder Reddy, Shilpa Gupta e Vivan Sundaram.