As Mulheres da Geração Beat são tema de curso e palestra
Acontece dia 27 de março, às 15h, a palestra “As Mulheres e a Literatura: Autoras da Geração Beat, um Caso Exemplar”.
O debate terá como enfoque as precursoras da geração beat norte-americana, como Madeleine Gleason e seguidoras do movimento, como Anne Waldman, que mostram a originalidade da contribuição literária do período.
A principal fonte de informação para a palestra será a antologia organizada por Brenda Knight, “Women of the Beat Generation”, entre outras referências bibliográficas, inclusive o recente livro do palestrante, Geração Beat (L&PM Pocket).
“De muitas maneiras, as mulheres da Geração Beat era vista com as mesma características dos homens: destemidas, nervosas, capazes de apostar alto, muito inteligentes, e muito irregulares. Elas ousavam, erravam, faziam poesia, faziam amor, faziam história. Mulheres da Geração Beat não tinham medo de sujar as mãos. Tinham muita compaixão, eram atenciosas. Musas que deram vida a poesia bruta, tão autênticas, e densas de poder, capaz de mudar o mundo”
(tradução literal do livro de “Mulheres da Geração Beat”, de Brenda Knight) .
O livro organizado por Brenda traz percussoras da geração Beat como Helen Adam, Madeleine Gleason e Anne Waldman.
O debate será comandado por Claudio Willer, poeta, ensaísta e tradutor. Foi presidente da UBE,União Brasileira de Escritores. Trabalhou em administração cultural como a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. É doutor em Letras pela USP. Co-edita a revista digital “Agulha”.
Em abril a biblioteca e o palestrante darão curso gratuito sobre a Geração Beat. O curso dará todas as quintas-feiras a partir do dia 8 de abril. As inscrições deverão ser feitas de 29 de março a 8 de maio na própria Biblioteca Alceu Amoroso Lima pessoalmente.
Leia a autobiografia de Anne Waldman
Confira os livros sobre a Geração Beat