Banda Sinfônica Jovem do Estado
A Banda Sinfônica Jovem do Estado realiza uma apresentação gratuita no próximo dia 13, às 19h, no Memorial da América Latina.
Com regência de Mônica Giardini e arranjos de Julio Cesar Figueiredo, o concerto conta com a participação especial do grupo de jazz Swiss College Dixie Band, formado em 1975 por um grupo de professores suíços radicados no Brasil. O repertório trará obras de Irving Berlin, William Christopher Handy, James P. Johnson, Jerry Herman, entre outros.
Sobre a banda
Formada por 70 músicos bolsistas, a Banda Sinfônica Jovem do Estado foi criada em 1993, sob a regência de Mônica Giardini. Em 16 anos de atividades, o grupo tem executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. A Banda participa de importantes eventos na capital e no interior do estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha, de Scott Joplin (1867-1917), e Paulistana, Retrato de uma Cidade, de Billy Blanco (1924-). Entre seus convidados já figuraram nomes como o maestro húngaro Lazslo Marosi e solistas como Hector Costita, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Sobre os convidados
A paixão de tocar jazz no estilo Dixieland fez com que um grupo de professores suíços radicados no Brasil formasse, em 1975, a Swiss College Dixie Band. Com mais de 30 anos de estrada, o slogan da banda continua o mesmo: “o Jazz tocado com alegria”. Piano, tuba, guitarra, washboard e um banjo formam a base da banda. Na linha de frente estão os pistões, clarinete e o trombone, além do trompete, do souzafone e do saxofone. O objetivo do grupo é difundir o jazz entre os mais diversos públicos.