Biblioteca da zona sul exibe filmes sobre guerra

Mostra “O Cinema na Guerra Mundial” traz filmes produzidos em diferentes épocas nos EUA

Por Redação
30/09/2011 10:46 / Atualizado em 05/05/2020 16:23

Conflitos políticos, soldados, e principalmente a palavra chave para o cinema: ação. A Biblioteca Pública Roberto Santos apresenta a mostra “O Cinema na Guerra Mundial”, que ocorre entre os dias 1 e 29 de outubro, com entrada Catraca Livre.

A mostra é composta por filmes americanos, produzidos entre 1939 e 1969, que traçam personagens que estão envolvidos em algum contexto de guerrilha.

As exibições acontecem sempre aos sábados, às 19h.

Confira a programação completa:

Dia 1

Sirocco (Sirocco, EUA, 1951, 98 min, dir. Henry Coster)

Baseado no livro “Golpe de Misericórdia”de Joseph Kessel, o filme traz o contexto da Síria, no ano de 1925. O traficante de armas Harry Smith é pressionado pelo inimigo, o Coronel francês Feroud. O protagonista também tenta também ajudar a bela amante do Coronel a fugir.

Dia 8

Dança Inacabada (Unfinish Dance, EUA, 1947, 101 min., dir. Henry Koster)

O’Brien uma dançarina que idolatra a bailarina e rival Charisse. Baseado na história ”La Mort du Cygne”, de Paul Morand. Anteriormente a história também foi filmada na França com o título ”Ballerina”.

http://www.youtube.com/watch?v=vtqf0CCVUek

Dia 15

Nave da Revolta (The Caine Mutiny, EUA, 1954, 124 min, direção: Edward Dmytryk)

Indicado em diversas categorias do Oscar de 1955, o filme traz a história de Um novo capitão subverte o funcionamento de um navio de guerra, com atitudes que pressionam a tripulação. Temendo estarem sob o comando de um homem insano, os funcionários se rebelam.

http://www.youtube.com/watch?v=RJo0jR27ckw

Dia 22

Paraíso Infernal (Only Angels Have Wings, EUA, 1939, 121 min, direção: Howard Hawks)

O filme resgata o início da profissionalização dos pilotos de avião, e conta a história de um piloto responsável por uma companhia aérea na América do Sul. Ele precisa entregar as cargas dentro de um prazo estipulado e enfrenta climas e pistas desfavoráveis. O longa metragem inspirou a série Tales os The Gold Monkey.

Dia 29

Defesa do Castelo (Castle Keep, EUA, 1969, 105 min, dirrção: Sydney Pollack)
O filme mescla fatos do final da Segunda Guerra Mundial com o início da ação nazista.