Cinema alemão contemporâneo em destaque no Club Transatlântico
Ciclo exibe uma série de produções alemãs filmadas em diferentes partes do mundo
O Club Transatlântico, localizado na Zona Sul de São Paulo, tem em sua programação cultural fixa o “Ciclo de Cinema Alemão”, que apresenta semanalmente ao público títulos da recente produção germânica.
Com entrada Catraca Livre, acompanhada de pipoca, as sessões acontecem toda quarta-feira, sempre às 20h. O objetivo, além de difundir a produção cinematográfica do país, é apresentar a pluralidade cultural alemã.
Sob curadoria de Wiebke Habicht e apoio do Goethe-Institut, neste mês o ciclo tem como eixo temático filmes alemães filmados em outras partes do mundo.
- Cinema ao ar livre, show e dança de graça abrem novembro no Ibirapuera
- 42ª Mostra de Cinema faz sessão ao ar livre no Ibirapuera
- Sessão de cinema alemão com pipoca
- O cinema alemão continua no Club Transatlântico
Entre os destaques estão os documentários “Sobre a Água” (2007) (Über Wasser), que mostra a relação de dependência da água no Cazaquistão, Nairóbi e Bangladesh, e “Kinshasa Symphony” (2010), que acompanha o dia a dia da única orquestra sinfônica negra no Congo.
Acompanhe abaixo mais detalhes dos filmes. A programação completa está disponível no site do Club Transatlântico.
[tab:Kinshasa Symphony]
Quarta-feira, 11, às 20h
Kinshasa Symphony (Alemanha ,2010, 95′, dir.: Claus Wischmann e Martin Baer, legendado)
O documentário acompanha o cotidiano da única orquestra sinfônica negra, a Orquestra Sinfônica Kimbanguista de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
Sobre a Água
Quarta-feira, 25, às 20h
Sobre a Água (Über Wasser, Alemanha, 2007, 82′, dir.: Udo Maurer, legendado)
Aclamado pela crítico, o documentário, dividido em três episódios, mostra os resultados dramáticos da mudança acentuada dos ciclos da Terra. No Cazaquistão, após o desaparecimento do Mar de Aral, vilas de pescadores se transformaram em deserto. E nas averlas de Nairóbi, a água potável virou uma mercadoria.