“Cinema Latino-Americano” na Roberto Santos
Mostra apresenta filmes consagrados no circuito cinematográfico da América Latina
Prepare seus olhos para apreciar a magia do cinema produzido na Améica Latina, sem pagar nada. Trata-se da mostra “Cinema Latino-Americano”, que traz filmes contemporâneos consagrados à Biblioteca Pública Roberto Santos, entre 13 e 29 de abril. Todas as sessões têm entrada Catraca Livre.
Indicado ao Oscar em 2010 na categoria “Melhor Produção Estrangeira”, o longa argentino “O Segredo de Seus Olhos”, do diretor Juan Jose Campanella inaugura a mostra no dia 13, em sessão que ocorre às 15h. O filme conta a história um homem que trabalha em um tribunal e anseia escrever um romance baseado em uma das histórias que teve de investigar no passado. Quando ele deixa o cargo, decide se aplcar em tal tarefa, mas percebe que terá de revisitar o caso e acaba descobrindo novos detalhes que farão toda a diferença posteriormente.
Além deste, outros títulos como o argentino “Abutres” e o equatoriano “Quão Longe” são outras opções possíveis na programação da mostra.
- Mostra de Mulheres Cineastas Latino-Americanas tem sessões grátis
- 3ª Mostra Ecofalante: cinema latino-americano em debate
- Biblioteca Roberto Santos oferece curso gratuito de crítica de cinema
- Musicais inspiram mostra de cinema gratuita na Biblioteca Roberto Santos
Confira sinopses e trailers de dois filmes que você poderá assistir:
A Teta Assustada
Dia 29, às 18h
A Teta Assustada (La Teta Asustada, Peru/Espanha, 2009, 95′, dir.: Claudia Rosa)
Fausta sofre de uma doença que se transmite através do leite materno de mulheres que foram violadas durante a guerra civil no Peru. A guerra acabou, mas Fausta continua doente, uma doença provocada pelo medo que lhe rouba a alma. Mas agora, a morte súbita da mãe, obriga-a a confrontar-se com os seus medos e os seus segredos.
Vida Útil
Dia 29, às 18h
Vida Útil (La Vida Util, Uruguai/Espanha, 2010, 70′, dir.: Federico Veiroj)
Jorge tem 45 anos, vive com seus pais e trabalha em uma cinemateca desde os 25 anos de idade. No espaço ele desenvolve tarefas técnicas de programação e conduz um programa de rádio sobre cinema. A cinemateca passa por situação decadente, e Jorge acaba sendo demitido. Ele terá de se redescobrir de alguma forma após passar boa parte de sua vida em um lugar que lhe era familiar.
http://www.youtube.com/watch?v=gJQy6qfwlco