“Cinema Nômade” leva filmes e aulas-debates à Heliópolis
Projeto conta com recursos do ProAc da Secretaria Estadual da Cultura
O cinema sai da condição de entretenimento e se torna importante ferramenta de reflexão e transformação da realidade. Com este propósito, o projeto “Cinema Nômade” – idealizado pela Escola Nômade de Filosofia -, leva filmes e aulas-debates, à diversos bairros periféricos da capital paulista.
O Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis será o primeiro ponto de cultura a receber as atividades da programação no mês de setembro, com exibições de filmes que contemplam todas as idades.
Vale destacar que as exibições ocorrem de forma descontínua, onde cada fragmento subjetivo do longa é interpretado conjuntamente por meio de reflexões e conversas. Os públicos dos filmes serão adequados de acordo com o ano letivo do visitante. Enquanto as crianças assistem “Kiriku e a Feiticeira”, os visitantes que estiverem 7ª série assistem ao documentário “Janelas da Alma”.
A primeira fase do projeto conta com 48 apresentações em comunidades ou equipamentos públicos, de modo que cada dia será registrado em vídeo e disponibilizado no blog do projeto.
Confira a programação completa de setembro:
Dia 04
Das 9h15 às 12h00, o público de 10 a 11 anos (5ª série) ficam com o filme “Viagem de Chihiro”
A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi, Japão, 2001, 122′, dir.: Hayao Miyazaki)
A animação que ganhou a estatueta do Oscar de Melhor Animação em 2003, conta a história de Chihiro, que entra em um mundo fantástico, habitado por criaturas e fantasmas peculiares. Ela passa a ter a proteção de um garoto que tem poderes mágicos.
Dia 5
Das 20h00 às 22h45, os visitantes de 16 a 80 anos assistem e debatem o filme “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”
O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (Brasil, 1969, 100’, dir.: Glauber Rocha)
O longa do icônico diretor baiano se passa em uma pequena cidade chamada Jardim das Piranhas, onde um cangaceiro se apresenta como a reencarnação de Lampião. O longa faz paralelo com personagens ao filme anterior do cineasta (Deus e o Diabo na Terra do Sol).
http://www.youtube.com/watch?v=27imaxBHwkg
Dia 18
Das 9h15 às 12h00, o longa “O Contador de Histórias” reúne público entre 12 e 13 anos de idade (6ª série).
O Contador de Histórias (Brasil, 2009, dir.: Luiz Villaça)
O filme reproduz a história de Roberto Carlos Ramos, egresso da Febem, educador e considerado um dos maiores contadores de histórias do mundo. Maria faz o papel de Margherit, uma educadora francesa que nos anos 70, em viagem pelo Brasil para uma série de pesquisas, conhece Ramos em uma das unidades da Febem e, apesar do histórico problemático do menino, resolve adotá-lo.
Dia 20
Das 15h45 às 18h15, o público infantil, de 8 a 9 anos ficam o filme Kiriku e a Feiticeira.
Kiriku e a Feiticeira (Kirikou et la sorcière, França, 1988, dir.: Michel Ocelot)
O filme conta a história de Kiriku, menino minúsculo, mas corajoso, que enfrenta Karabá, a poderosa feiticeira que amedronta sua aldeia na África.
Dia 24
Das 9h15 às 12h00, os visitantes de 13 a 14 anos (7ª série) ficam com o filme Janela da Alma.
Janela da Alma (Brasil, 2001, 73’, dir.: João Jardim e Walter Carvalho)
Documentário mostra pessoas famosas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, narrando a forma como sentem o mundo.
Dia 26
Das 20h às 22h45, o longa Estamira será exibido ao público de 16 a 80 anos.
Estamira (Brasil, 2004, 115’, dir.: Marcos Prado)
O documentário acompanha Estamira, uma mulher de 63 anos, que trabalha há mais de duas décadas no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Destacando o discurso desafiador da personagem, o filme coloca em pauta assuntos como a saúde pública, a vida nos aterros e a miséria brasileira.
Dia 27
Das 15h45 às 18h15, as crianças de 9 a 10 anos, assistem ao filme “Príncipes e Princesas”
Príncipes e Princesas (Princes et Princesses, França, 1999, 59’, dir.: Michel Ocelot)
O longa apresenta a saga de um menino e uma menina que se aventuram em seis contos infantis com a ajuda de um velho técnico.
http://www.youtube.com/watch?v=I9iu6tRNWDk
Dia 28
Das 9h15 às 12h00 – os adolescentes entre 14 a 15 anos (8ª série) acompanham o filme Crônicas de Um Verão.
Crônica de um Verão (Chronique d’un été, França, 1960, dir.: Jean Rouch)
Os sociólogos Edgar Morin e Jean Rouch se pesquisam sobre o cotidianos dos jovens parisienses para tentar compreender suas concepções de felicidade.
http://www.youtube.com/watch?v=yvGX2-eeHuA