Conteúdo catraca livre para o Oscar 2010
A octagésima segunda edição do Oscar vem com novidades. Recebe na categoria Melhor Filme um número maior de concorrentes e traz celebridades adolescentes apresentando prêmios, como Miley Cyrus, a Hannah Montana, aposta para atrair um público mais jovem para o evento.
Alec Baldwin, um dos apresentadores do evento ao lado de Steve Martin, garante que a cerimônia terá a maior transmissão da história do Oscar.
Transmissão
A Rede Globo transmite metade da cerimônia. Pela TV a acabo, o canal TNT acompanha a cerimônia na íntegra. Na internet, o Cineclick atualizará de minuto a minuto o evento. O Estação Catraca faz também homenagem ao evento retransmitindo via TNT.
Multimídia Oscar
No último domingo, 28, a revista do jornal norte-americano The New York Times dedicou ensaios fotográficos poéticos com os concorrentes a Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator-Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante. Veja aqui o resultado
A revista norte-americana Vanity Fair também dedicou-se ao evento cinematográfico mais assistido no mundo. Além de comentários e críticas dos filmes, a revista traz também o palpite para cada categoria e um ensaio dos candidatos clicados pelas lentes de Annie Leibovitz vale a pena conferir. Acesse
Confira os principais títulos na Categoria Melhor Filme
“Avatar”, de James Cameron
Entre os filmes que levarão um número maior de estatuetas está Avatar, de James Cameron. A animação de James Cameron tornou-se recorde de bilheteria da história do cinema e é indicado a nove prêmios, entre eles, o de Melhor Filme e Melhor Diretor.
Considerado o melhor filme 3D já feito na história do cinema, Avatar conta a história da invasão do ser humano a Pandora, uma lua onde vivem uma raça conhecida com os Na´vi.
Uol Cinema divulgou Making of do filme, Confira:
Leia o roteiro, em inglês, de “Avatar”, de James Cameron
Leia também a aposta para Melhor Diretor do UOL Cinema
Confira a crítica feita por Celso Sabadin, do Cineclick
“Guerra ao Terror”, de Kathryn Bigelow
Concorrente em número de prêmios no Oscar está “Guerra ao Terror”, de Kathryn Bigelow. Favorito entre os críticos, o filme é tido como a melhor película de guerra de todos os tempos. Conta a história dramática sobre o efeito da guerra no grupo de soldados.
Assista ao Trailer
Leia a crítica de Ana Martinelli, do Cineclik
Leia o roteiro de Guerra ao Terror
“Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino
Bastardos Inglórios desponta também na lista dos favoritos com oito indicações. Entre eles, a de Melhor Diretor para Quentin Tarantino. (Primeira vez)
Confira roteiro do filme de Quentin Tarantino
“Preciosa- Uma História de Esperança”, de Lee Daniels
A aceitação de “Preciosa” é polêmica. Há aqueles que amam, outros que comparam aos famosos dramalhões mexicanos. O que é fato é que o filme atribuiu a a possibilidade de Lee Daniels a concorrer a categoria de Melhor Diretor do Oscar deste ano.
O filme conta a história de Preciosa e sua batalha travada aos 16 anos com a escola pelas violências verbais e físicas sofridas pela mãe e padrasto. O filme mostra o trabalho da iniciante Gabourey Sidibe no papel de Preciosa e Mo´Nique, mãe da personagem.
Leia trecho do livro Sapphire, há 20 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times.
“Preciosa”, de Geoffrey Fletcher; Baseado no livro Push de Sapphire;
“Invictus”, de Clint Eastwood
O novo filme de Clint Eastwood , Invictus, sobre luta de Nelson Mandale na extinção da diferença racial rendeu indicações a Matt Damom, que interpreta o jogador e capitão de Rugby, François Pienaar . E de Melhor Ator para Morgan Freeman, na pele do governante.
Confira trecho do livro “Conquistando o Inimigo”, de John Carlin que deu origem ao filme
“Amor Sem Escalas”, de Jason Reitman
Amor Sem Escalas tem direção de Jason Reitman, o mesmo de “Juno”. O filme retrata os Estados Unidos contemporâneo, e o processo que o pais vem passando desde a crise que afetou não só ele, mas o mundo. É um filme com diálogos muito bem trabalhados. Roteiro excepcional. É um filme que agradou muito a crítica.
Leia o treho do livro “Amor Sem Escalas” de Walter Kirn;