Coreografias de Célia Gouvêa e Ricardo Fornara no Teatro de Dança
Nos dias 24, 25 e 26 de setembro o projeto “Bem Casado” apresenta, no Teatro de Dança, dois espetáculos na mesma noite: “Romance de Dona Mariana”, de Célia Gouvêa e “Preparativos de Viagem”, de Ricardo Fornara.
O projeto proporcionará o encontro da arte de Célia e Ricardo, que fez parte do Célia Gouvêa Grupo de Dança durante 17 anos, atuando como intérprete criativo e assistente de coreografia e de produção.
Romance de Dona Mariana
- Grupo Master de Dança de Ribeirão Pires vai competir na Argentina
- Grupo de dança de São Bernardo reestreia “O Vazio do Meu Sofá” no EAI – Espaço de Artes Integradas
- 5 Festas Juninas que você precisa conhecer em 2024 no estado de SP
- Clarin Cia de Dança apresenta três espetáculos do seu repertório e promove aula aberta de Passinho
“Romance de Dona Mariana” será a primeira apresentação, coreografia-solo criada em 1994 em comemoração aos 20 anos de dança contemporânea da artista.
Célia mostra uma mulher de origem ibérica oprimida e julgada num tribunal, em uma coreografia que encontra sua dimensão na política da atualidade, levando em conta o tratamento imposto às mulheres de determinadas culturas ainda hoje.
A cenografia – enxuta, valorizando unicamente a coreografia – é composta por seis cadeiras e a trilha sonora traz a música tradicional portuguesa proveniente da região do Algarve, ao sul de Portugal, com forte batida rítmica de origem árabe.
“Romance de Dona Mariana” é produto da pesquisa realizada por Célia Gouvêa sobre as origens e particularidades da dança brasileira, correspondendo a seu braço ibérico.
Preparativos de Viagem
Ricardo Fornara entra na seqüência e estreia seu mais novo trabalho solo, “Preparativos de Viagem”. A coreografia – que incorpora conceitos do Kung Fu, além de inspirar-se na observação de estátuas nos cemitérios São Paulo e da Consolação – mostra um indivíduo que passa por um intervalo de isolamento, no qual abandona suas fixações para partir em busca da individuação.
Durante os preparativos para essa partida, ele sofre algumas metamorfoses, pelas quais todo homem passa em seu processo de amadurecimento.
A coreografia objetiva expor os conflitos psicológicos desse indivíduo em seu percurso para atingir e transpor o limiar de partida, valendo-se de uma dança teatral baseada na ação que cada tema propõe e dando a cada um deles forma, ritmo e expressão próprios.
A pesquisa baseou-se, entre outros, no livro “O Herói de Mil Faces”, de Joseph Campbell.