Documentário e música na 4ª edição do In-Edit Brasil
Festival Internacional de Documentário Musical tem sessões, bate-papos e shows
Quando o assunto é documentar música por meio do cinema, as possibilidades na tela são múltiplas. Um filme do gênero pode contar a trajetória de um grande ídolo, mapear o surgimento de um movimento, registrar os bastidores de uma turnê ou mesmo a gravação de um álbum.
Títulos que exploram essas e outras possibilidades cinematográficas ganham as telas de seis salas de São Paulo, de 1º a 10 de maio, com a 4ª edição do In-Edit Brasil – Festival do Documentário Musical.
A programação, que também passa por Salvador, exibe filmes recentes, como “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto”, de Pedro Bial e “Marcelo Yuka No Caminho das Setas”, dirigido por Daniela Broitman. Há ainda a exibição de títulos inéditos, como “Siba – Nos balés da tormenta”, de Caio Jobim e Pablo Francischelli.
- Brasilidades: 5 shows para valorizar a cultura nacional
- Filmes, séries e documentários para quem AMA música
- Assista em casa: 10 documentários recentes sobre grandes artistas brasileiros
- Lou Reed morre aos 71 anos; recorde mais de 500 músicas gratuitas do guitarrista
Shows exclusivos e bate-papos também estão no roteiro do evento. Entre os destaques internacionais, o músico e diretor basco Fermín Muguruza apresenta sua série sobre a cena atual nos países árabes. E o diretor francês Florent de la Tullaye mostra seus trabalhos realizados na República Democrática do Congo.
Ao todo, 77 documentários serão exibidos com entrada Catraca Livre nas salas do Museu da Imagem e do Som (MIS), Matilha Cultural, Cine Olido, Cinesesc, Cine Livraria Cultura e Cinemateca Brasileira.
Abaixo, o Catraca Livre destaca três filmes da programação:
Siba – Nos Balés da Tormenta
MIS – Domingo, 3 de junho, às 15h
Siba – Nos Balés da Tormenta (Brasil,2012, Dir.: Caio Jobim e Pablo Francischelli, 85’, Blu-Ray)
Sessão apresentada pelo diretor no MIS
“Siba – Nos Balés Da Tormenta” é um documentário em longa-metragem sobre o músico, poeta e compositor pernambucano Siba Veloso que retrata o processo de elaboração de seu novo trabalho – Avante. O filme registra desde as primeiras ideias do disco (o surgimento das músicas, a formação da banda) até a gravação do disco e o primeiro show ao vivo.
Jorge Mautner – O Filho do Holocausto
Cine Olido – Sexta-feira, 8 de junho, às 15h
Jorge Mautner – O Filho do Holocausto (Brasil, Dir.: Pedro Bial e Heitor D´Alincourt, 2011, 93’, Digital)
O documentário apresenta a vida e obra o violinista, filósofo, compositor e escritor Jorge Mautner. Filho de refugiados europeus, o músico tem obra reverenciada por importantes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Rock’n’roll Expoed: The Photography of The Bob Gruen
Cinemateca Brasileira – Sábado, 9 de junhos, às 18h30
Mostra Don Letts – Rock’n’roll Expoed: The Photography of The Bob Gruen (Don Letts, Inglaterra, inglês, 2012, 104’, DVD)
Na série documental, o cineasta Don Letts explora a vida e obra de Bob Gruen, o fotógrafo mais importante do mundo do rock”n”roll. John Lennon, Tina Turner, Ramones, Sex Pistols, The Clash, Madonna, Led Zeppelin e uma infinidade de grandes nomes já posaram para ele ou tiveram seus momentos de distração registrados pelo fotógrafo.