Espaço Inspiratorium exibe filmografia de Luis Buñuel

Todos os filmes do diretor ganham exibição entre 5 e 13 de março

Uma lâmina atravessa um olho ao mesmo tempo em que uma nuvem corta a lua. A associação subversiva entre estes símbolos marcou uma das principais cenas do filme “Um Cão Anda Luz” – obra-prima de Luis Buñuel – renomado cineasta surrealista espanhol. Acompanhado pela essência das pinturas de seu amigo Salvador Dali, o diretor tornou-se um dos principais expoentes do experimentalismo cinematográfico que também inspirou diretores contemporâneos como Pedro Almodovar.

O espaço da escola de cinema e artes Inspiratorium exibe a filmogradia completa do diretor espanhol entre os dias 5 e 13 de março, às as 16 e 18h, com entrada Catraca Livre.

Clássicos como “A Idade do Ouro” e “Os Esquecidos” poderão ser conferidos pelo grande público, visto que a obra do cineasta geralmente é conhecida apenas por acadêmicos ou pessoas influentes no meio cinematográfico.

Confira detalhes de dois filmes do diretor:

Um Cão Anda Luz

Dia 5, às 16h

Um Cão Anda Luz (Un Chien Andalou, 1928, 16′)

O curta é o primeiro trabalho cinematográfico de Buñuel. Sem linearidade específica, o diretor utilizou a câmera para capturar fragmentos poéticos que cercavam seu universo.

O Fantasma da Liberdade

Dia 12, às 16h

O Fantasma da Liberdade (Le Fantôme de la Liberté, 1974, 104′)

Ainda levado no fio surrealista, o longa apresenta diversos recortes que discutem e criticam padrões da sociedade. Um homem que mostra fotos pornográficas para crianças, um atirador do alto de um prédio e a sexualidade de monges são alguns recortes da produção.

http://www.youtube.com/watch?v=4IO8tTUF6eo