Espaço Revista Cult promove o lançamento do livro “Occupy”

Evento promove debate com Vladimir Safatle, Edson Teles, Giovanni Alves, Henrique Soares Carneiro e Leonardo Sakamoto

divulgação
"Ocupe todos os lugares!", clamam os manifestantes

O ano de 2011 foi marcado pelas mobilizações sociais que varreram do globo o sentimento de resignação coletiva que permeava países capitalistas cujas populações padeciam, inertes, com o avanço do neoliberalismo e do imperialismo. Outros tantos que conviviam sob o espectro de ditaduras sanguinárias também alcançaram o alvarecer de dias mais humanos.

Foi o ano da Primavera Árabe, das greves e protestos na Espanha e na Grécia, da revolta em Londres e de manifestações estudantis no Chile. A partir de Wall Street, o movimento “Ocupe!” ganhou o mundo. O “anônimo” virou protagonista e até mesmo a revista “Time” escolheu o “manifestante” como personalidade do ano.

Atenta a este fenômeno, a Boitempo Editorial lança, em parceria com a Agência Carta Maior, nesta quarta-feira, 4, a partir das 20h, no Espaço Revista Cult, o livro “Occupy – movimentos de protestos que tomaram as ruas”, coletânea de textos que apresentam um panorama destes protestos, manifestações e ocupações que sacudiram o planeta.

A publicação traz textos de David Harvey, Edson Teles, Emir Sader, Giovanni Alves, Henrique Soares Carneiro, Immanuel Wallerstein, João Alexandre Peschanski, Mike Davis,  Slavoj Žižek, Tarik Ali e Vladimir Safatle.

Alguns destes escritores estarão presentes ao debate que acontece no local, às 20h:  Vladimir Safatle (professor do Departamento de Filosofia da USP), Edson Teles (professor de filosofia política na Universidade Federal de São Paulo), Giovanni Alves (professor da Unesp), Henrique Soares Carneiro (professor de História Moderna da USP). Além deles, Leonardo Sakamoto, jornalista, cientista político e coordenador da ONG Repórter Brasil.

A entrada para o evento é Catraca Livre.