Espetáculo “Arpana – Uma oferenda aos Deuses” no Teatro de Dança
No período de 6 a 9 de maio, o Teatro de Dança traz ao seu palco a coreografiade dança indiana “Arpana – Uma oferenda aos Deuses”.
Arpana, em sânscrito, significa o ato de entrega em devoção ou reverência. Neste espetáculo, a bailarina Sonia Galvão apresenta o estilo Odissi, redescoberto no século XX, originário dos templos de Orissa, na Índia, locais de adoração e desenvolvimento artístico que presenciaram o florescimento de muitas artes, entre elas, a dança Odissi.
Sonia Galvão reverenciará os deuses através do repertório tradicional do estilo e celebra a harmonia dos ciclos do universo.
- Espetáculo “Muito além das águas” inicia temporada neste sábado no Complexo Cultural Funarte SP
- Espetáculo Amálgama leva malabarismo, acrobacia e dança a diferentes pontos de São Paulo
- Clarin Cia de Dança apresenta premiado espetáculo de funk com trilha sonora ao vivo no Sesc 24 de Maio
- Companhia de Danças de Diadema celebra centenário da Semana de Arte Moderna com ‘Antropo100’
São cinco coreografias no espetáculo:
Mangalacharam
Parte tradicional de abertura dos espetáculos de Odissi. Inicia-se com uma saudação e oferenda de flores à mãe terra. Representa a parte invocatória dos Deuses na qual a bailarina saúda e pede permissão aos deuses, ao guru e a platéia para executar sua dança de uma forma auspiciosa.
Batu
Coreografia em honra à Shiva, na sua forma Batuka Bhairava, Batuka – menino e bhairava – fúria. Nesta dança, são representadas várias posturas inspiradas nas esculturas dos templos.
Abhinaya
Dança expressiva, na qual uma história é transmitida à platéia por meio dos movimentos do corpo e expressões faciais. Os mudras, gestuais de mãos, ajudam o público na compreensão do texto, sobre o qual a dança se refere.
Pallavi
Item de dança pura, pallavi significa ?elaborar?, ?florear?. A música e o movimento crescem gradualmente, até atingir padrões coreográficos de grande variação rítmica, revelando a arquitetura da técnica Odissi.
Moksha
A parte final do repertório tradicional de odissi, moksha, simboliza a libertação, o estado de graça e a transcendência na fusão da bailarina com sua dança. Assim, o espetáculo é finalizado com a saudação a toda diversidade e harmonia presentes no universo.