Estação São Bento do Metrô recebe exposição sobre a Rua 25 de Março
"25 de Março por uma caixinha de fósforo" reúne imagens tiradas com uma máquina fotográfica artesanal
Consegue imaginar a Rua 25 de Março através de um pequeno buraco? Se não, então passe pela estação São Bento do Metrô e confira a mostra “25 de Março por uma caixinha de fósforo”, de Reginaldo Lima, que vai até o dia 31 deste mês. Com entrada gratuita, a exposição homenageia a rua que comemora seus 117 anos.
Após ter recebido diversos nomes, a Rua Vinte e Cinco de Março ganhou oficialmente essa denominação em 28 de Novembro de 1865, em homenagem à primeira Constituição do Brasil, promulgada em 25 de Março de 1824. Apesar de completar 146 anos em novembro, lojistas da região comemoram seu aniversário na data que dá nome a rua.
As 16 fotografias expostas foram captadas com uma máquina fotográfica artesanal feita de caixinha de fósforo e que recebe o nome de “Pinlux”. Ela captura as imagens por meio da técnica Pinhole, que pode ser traduzido como “buraco de agulha”, e consiste basicamente de uma caixa com um pequeno furo em um dos lados e um pedaço de filme do outro. O furo, na maioria das vezes feito com agulha, permite a entrada da luz que ao chegar no papel fotográfico registra a imagem.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Arthur Fitzgibbon inaugura exposição Harmonias Visuais com desenhos inspirados em trilhas musicais
- Santo André recebe exposição “Livro, Deslivro e Relivro” de Gilberto Tomé
- Exposição ‘Territórios’ de Marcia Gadioli abre nesta terça na Pinacoteca de SBC