Filmes de melodrama na Biblioteca Roberto Santos
Mostra resgata filmes da ascenção do gênero melodramático no cinema
O amor e seus excessos ajudaram a criar diferentes propostas melodramáticas para a sétima arte. Entre os dias 5 e 19 de novembro, a Biblioteca Pública Roberto Santos abre suas portas para a mostra “Amei até Morrer – O Melodrama no Cinema”. As exibições tem entrada Catraca Livre.
Com abordagens diferentes, os filmes da exposição foram produzidos entre as décadas de 40 e 50, época em que o gênero melodramático invadiu a sétima arte e resultou em grandes obras primas.
Confira a programação completa:
- Sesc Santo André exalta a potência feminina na arte dos HQs
- Veja filmes e séries que estreiam neste mês na Netflix
- Netflix disponibiliza 70 séries, filmes, docs e animações em outubro
- Zé Celso celebra música e teatro no “Festival Outono Oficina”
Dia 5
Dia 5, às 19h
Porto da Tentação (Temptation Harbour, Inglaterra, 1947, 110 min., dir.: Lance Comfort, Livre)
Baseado no romance Newhaven-Dieppede de Georsges Simenon, o filme traz a história de um funcionário de um Porto que presencia um assassinato. Ao tentar cooperar, ele descobre que o motivo do crime é uma mala cheia de dinheiro.
Dia 12
Dia 12, às 19h
A Maja Desnuda (The Naked Maja, EUA, 1958, 111 min., dir.: Henry Koster, classificação etária: 12 anos)
Romance entre o pintor Francisco Goya e a Duquesa de Alba, musa inspiradora para a célebre obra “A Maja Desnuda”. Ambientado em meio ao caos social da Revolução Espanhola, o relacionamento envolve amor e traição.
Dia 19
Dia 19, às 19h
Fornarina – Os Amores de Rafael (La Fornarina, Itália, 1943, 96 min., dir.: Enrico Guazzoni, classificação etária: Livre)
O amor entre a filha de um padeiro e um pintor que buscava o rosto perfeito para suas obras, desperta a ira de uma nobre cruel.