Filmografia de Glauber Rocha
Experimentalismo estético e contextos políticos caracterizam a obra do cineasta
Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, o cineasta baiano Glauber Rocha utilizou as suas lentes para capturar fragmentos sensíveis da cultura brasileira que eram pouco abordados e subverteu os padrões de produção cinematográfica.
Quase todas as obras do diretor ganham a sala do Sesc Santo Amaro no mês de janeiro para receber a mostra “Filmografia: Glauber Rocha”. As sessões ocorrem sempre às terças-feiras com filmes alternados, e tem entrada Catraca Livre.
Em uma época de repressão política, o diretor externou suas inquietudes em películas e fez nascer obras-primas que se tornaram referência para as correntes cinematográficas que vieram posteriormente.
- Shows e festas celebram feriados de novembro no Mundo Pensante
- Morre a atriz Yoná Magalhães aos 80 anos
- “Deus e o Diabo na Terra do Sol” tem exibição gratuita no CCJ
- “Cinema Nômade” leva filmes e aulas-debates à Heliópolis
Você confere detalhes de dois filmes que fazem da parte da programação nas abas abaixo:
Deus e o Diabo na Terra do Sol
Dia 17, às 20h
Deus e o Diabo na Terra do Sol (Brasil, 1964, 125′, dir.: Glauber Rocha)
Após matar seu patrão, o vaqueiro Manuel vaga pelo sertão com sua mulher, Rosa. Neste trajeto, eles se envolvem em uma seita religiosa e se deparam sobre três seres sagrados: Deus negro, diabo loiro e o temível Antônio das Mortes.
Terra em Transe
Dia 24, às 18h
Na atmosfera do país fictício Eldorado, Paulo Martins é um poeta e jornalista que analisa os jogos políticos entre três candidatos com ambições distintas pelo poder. O longa é uma resposta ácida ao golpe militar, ocorrido em 1967.
http://www.youtube.com/watch?v=0cVB5rZDNOA&feature=player_embedded