Centenários de Mario Lago e Carlos Marighella
Personagens destacados da história do Brasil recebem tributo
Dois ícones de nossa história celebram o centenário de nascimento neste fim de 2011: Mario Lago e Carlos Marighella, personagens marcantes do campo cultural e político brasileiro, que lutaram por uma sociedade mais igualitária e valeram-se da música, das palavras e até mesmo das armas para contestar a ditadura.Regime autocrático este que impunha o massacre cultural e ideológico ao mesmo tempo que abria as portas para influências alienígenas e alienantes provenientes de países imperialistas.
Nos dias 2 e 5 de dezembro, a Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima promove tributos a estes ícones de nossa história, com exibições de vídeos, apresentações literomusicais e depoimentos.
Confira as programações para cada um dos dias de tributo:
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
Mario Lago
Dia 2, a partir das 19h
O compositor, ator e novelista sempre manteve a verve revolucionária e dedicou a maior parte de seus textos a causas políticas e sociais. Para seu centenário, celebrado no dia 26 de novembro, a Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima promove exibições de vídeos sobre sua trajetória artística e, depois, uma apresentação literomusical.
Estarão presentes: o poeta Celso de Alencar (coordenador do projeto “O Autor na Praça Edson Lima”), a cantora Tuca Sellan e sua banda, o músico e compositor Léo Dumont, o músico e educador Ronaldo “Magrão” Belotti, entre outros convidados.
Carlos Marighella
Dia 5, a partir das 19h
O político e guerrilheiro Carlos Marighella, morto em 1969 pelas forças da repressão da ditadura militar, manteve-se ativo na luta por uma sociedade mais justa desde os anos 30, quando militava no Partido Comunista Brasileiro. Completaria 100 anos no dia 5 de dezembro deste ano e receberá, nesta data, uma justa homenagem, com exibição de vídeos, depoimentos e leituras e uma apresentação musical.
Participam do evento: o músico e escritor Erton Morais, Rose Nogueira (jornalista militante contra a ditadura e membro da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil), Edson Lima (coordenador do projeto “O Autor na Praça”), o percussionista Dinho Nascimento (que vai apresentar dois poemas de Marighella musicados por ele), além de outros convidados.