Imprensa Oficial oferece gadgets para leitor experimentar

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em parceria com a própria CBL, apresenta o Espaço Digital Imprensa Oficial- um grande ambiente multimídia com cerca de 50 e-readers (equipamentos de leitura digital) e navegação livre pela internet. O público poderá manusear e conhecer os equipamentos que permitem a leitura de livros digitais.

O Salão de Ideias dará destaque ao livro Digital: no dia 19, às 15h, “Diversão virtual”, onde Angela Lago e Marisa Lajolo debatem sobre o futuro do livro infantil na era digital. Às 19h, “Literatura em Miniatura”, em que os escritores experimentais falam da onda do microconto e do impacto de blogs e twitter sobre a ficção contemporânea (com Marcelino Freire, Fabrício Carpinejar, Verônica Stigger e Michel Laub); e, no dia 21, às 13h, o tema é “O romance fora da Página”, em que na aurora do livro digital, uma autora infanto-juvenil e poeta, um contista autor de romances inspirados na Bíblia e um psicanalista que mergulhou na ficção discutem “Para onde vai a subjetividade do escritor e do leitor?, com Ana Maria Machado, Moacyr Scliar e Contardo Calligaris.

Para cegos

Na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo que acontece de 12 a 22 de agosto, a Fundação Dorina Nowill para Cegos apresenta a campanha “Nós lemos 9 livros por ano” e mostra aos visitantes e editores participantes do evento que as pessoas com deficiência visual usuárias da Biblioteca Circulante do Livro Falado da instituição tem uma média de leitura superior ao restante da população brasileira, que é 1,3 livros por habitante/ano.

Durante a Bienal do Livro de São Paulo, a Fundação Dorina Nowill para Cegos lançará seu primeiro título infantil, Dudu da Breka, de Cláudia Cotes, a fim de promover a experiência da leitura compartilhada entre crianças com e sem deficiência visual, ensinando-as a conviver melhor com as diferenças. O uso de letras ampliadas, do texto em braille, de imagens divertidas e em relevo, possibilita que crianças cegas e com baixa visão possam ler o livro em companhia da família e dos colegas de aula.

A Fundação Dorina Nowill para Cegos apresentará livros digitais acessíveis aos deficientes visuais e que podem ser utilizados por outras instituições que atendem os deficientes, bem como pelas editoras de todo país.

Spel leva o Twitter à Bienal Internacional do Livro