Jazz invade a programação do Sesc Pompeia
"Jazz na Fábrica" traz workshops e shows gratuitos
O Sesc Pompeia recebe uma programação especial sobre jazz. Contando com importantes nomes da cena contemporânea brasileira, o “Jazz na Fábrica” traz ao público shows e workshops. Boa parte da programação tem entrada Catraca Livre.
Daniel Daibem e a banda Hammond Groove abrem a série de eventos com um show-aula onde irão apresentar as diversas vertentes do jazz ao público.
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
- Duo ÀVUÀ apresenta show intimista no teatro do Sesc Santo André em noite de poesia e soul
- Casa de Cultura do Parque tem finais de semana recheados de música, literatura, oficinas e muito +
- Kiko Loureiro recebe Bumblefoot, Luís Mariutti e Lobão como convidados especiais em São Paulo
Os espetáculos do “Jazz na Rua” serão gratuitos e ocorrerão na passarela central da unidade do Sesc. “Eureka on The Street“, “Original Street Band”, “The Jazz Brothers” e “Banda Performática” compõe a programação de shows que ocorrem aos sábados e domingos.
Além das apresentações com entrada Catraca Livre, alguns workshops gratuitos também serão oferecidos: “Ritmos Brasileiros” será uma aula sobre os quatro tradicionais gêneros brasileiros (samba, baião, frevo e maracatu), “Percepção para Improvisação” levará aos participantes técnicas para a aprimoração da percpção auditiva e “Jazz: arte do improvisador, um guia para bateristas” trará o baterista Bob Wyatt, que discorrerá sobre a arte de se tocar bateria no jazz.
Confira as atrações selecionadas pelo Catraca Livre e caia no jazz.
Dia, 5
21h – Show-aula com Daniel Daibem e a banda Hammond Groove – O espetáculo pretende apresentar ao público as várias vertentes do jazz, traçando um panorama histórico do ritmo norte-americano. Entrada Catraca Livre.
Dia, 7
Das 15h às 17h – Workshop “Ritmos Brasileiros” – O pianista André Marques, pianista do grupo de Hermeto Pascoal, integrante do Trio Curupira e líder da orquestra Vintena Brasileira, irá discorrer sobre quatro tradicionais gêneros brasileiros: o samba, o baião, o frevo e o maracatu. André Marques irá abordar a parte rítmica, melódica, bem como a improvisação. A oficina tem vaga para 30 pessoas e é dirigida a músicos e interessados. É necessário retirar o ingresso uma hora antes do início do workshop.
Às 18h e 20h – Jazz na Rua “Eureka on the Street” – Com cinco sopros (trompete, sax alto, trombone, sax tenor e tuba) e duas percussões, a banda apresenta composições que misturam jazz, blues e funk a ritmos brasileiros como bossa nova, samba e MPB. Na Rua Central, com entrada Catraca Livre.
Dia, 8
Às 16h30 e 18h – Jazz na Rua “Original Street Band” – A tradicional banda apresenta um repertório focado na produção das décadas de 20 e 30. Nomes como Buddy Bolden, Louis Armstrong, Sidney Bechet, Jelly Roll Morton, Tommy Dorsey e Duke Ellington terão composições interpretadas. Na Rua Central, com entrada Catraca Livre.
Dia, 14
Das 15h às 17h – Workshop “Percepção para improvisação” – Léa Freire, flautista e compositora, apresenta técnicas para desenvolver a percepção auditiva, a capacidade natural de expressão e a criatividade. A oficina tem vaga para 30 pessoas e é dirigida a músicos e interessados. É necessário retirar o ingresso uma hora antes do início do workshop.
Às 18h e 20h – Jazz na Rua “Original Street Band” – A tradicional banda apresenta um repertório focado na produção das décadas de 20 e 30. Nomes como Buddy Bolden, Louis Armstrong, Sidney Bechet, Jelly Roll Morton, Tommy Dorsey e Duke Ellington terão composições interpretadas. Na Rua Central, com entrada Catraca Livre.
Dia, 15
Às 16h30 e 18h – Jazz na Rua “The Jazz Brothers” – Inspirada nas “Brass Band” – equivalentes às bandas brasileiras de fanfarra -, “The Jazz Brothers”, fundada em 2002, abusa da formação orquestral com metais. Na Rua Central, com entrada Catraca Livre.
Dia, 21
Das 15h às 17h – Workshop “Jazz: arte do improvisador, um guia para bateristas” – O baterista Bob Wyatt traça um panorama da história do instrumento ao longo das décadas, destacando os principais e mais influentes nomes do gênero. A oficina tem vaga para 30 pessoas e é dirigida a músicos e interessados. É necessário retirar o ingresso uma hora antes do início do workshop.
Às 18h e 20h – Jazz na Rua “The Jazz Brothers” – Inspirada nas “Brass Band” – equivalentes às bandas brasileiras de fanfarra -, “The Jazz Brothers”, fundada em 2002, abusa da formação orquestral com metais. Na Rua Central, com entrada Catraca Livre.
Dia, 22
Às 16h30 e 18h – Jazz na Rua “Banda Performática” – Formada por Dante de Paula Santos (tuba), Gabriel Marotte (percussão), Marcelo Cordeiro Junior (sax tenor) e Mario Campo Bello (trompete), a banda se vale da participação do público para desenvolver o espetáculo. Rua Central, com entrada Catraca Livre.
Dia, 28
Às 18h e 20h – Jazz na Rua “Banda Performática” – Formada por Dante de Paula Santos (tuba), Gabriel Marotte (percussão), Marcelo Cordeiro Junior (sax tenor) e Mario Campo Bello (trompete), a banda se vale da participação do público para desenvolver o espetáculo. Rua Central, com entrada Catraca Livre.
Dia, 29
Às 16h30 e 18h – Jazz na Rua “Eureka on the Street” – Com cinco sopros (trompete, sax alto, trombone, sax tenor e tuba) e duas percussões, a banda apresenta composições que misturam jazz, blues e funk a ritmos brasileiros como bossa nova, samba e MPB. Na Rua Central, com entrada Catraca Livre.