Livro escrito por paulistanos
Nascida no campus da Universidade Cruzeiro do Sul, a Andross Editora tinha como principal objetivo publicar textos de alunos ou escritores iniciantes. No começo, passou a publicar textos acadêmicos, mas logo passou a busca pelo diferencial no mercado editorial promovendo publicações de antologias.
O Universo Paulistano – Contos, crônicas e poemas de uma cidade que nunca dorme já está no seu segundo volume. Os organizadores responsáveis pela obra foram o escritor Chico Anes e a doutora em estilística Guaraciaba Michelett, que, diante de mais de cem textos, selecionaram 38 escritos, entre eles, prosa e poesia e crônicas, cujo tema é a metrópole de São Paulo.
O II volume traz autores da classe artística, como artistas plásticos, produtores musicais; graduados em Letras a acadêmicos de Relações Internacionais. Há também um gerente administrativo de área jurídica e um policial militar. Todos com um olhar distinto sobre a cidade.
EU SOU SÃO PAULO
Assim que você partiu
tornei-me mais só que a multidão dessa cidade
calei todos os meus sonhos
podei minhas asas
o concreto acabou cercando minha alma
e tornei-me São Paulo por completo.
Tornei-me enorme
solitário e então sem sonhos
tornei-me a cidade só na multidão.
Mas quando calei meus sonhos
ainda assim pude voar
e quando podei minhas asas
pude então enxergar
que sendo eu a cidade de São Paulo
e ainda embora só na multidão
mesmo cercado de concreto
ainda assim eu posso amar.
Emerson F. da Costa
Nasceu em Barbacena, Minas Gerais, em 1963. Trabalha na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Publicou anteriormente nos livros Sentido Inverso, Universo Paulistano – vol. I e Palavras Veladas, todos da Andross Editora.
O lançamento acontece no sábado, 30, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima. E , além dos autores apresenta uma mesa redonda com o organizador Chico Anes e a doutora em Semiótica e Linguística Sônia Sueli Berti-Santos. Os textos terão leitura dramática que será realizada pela atriz Cristiana Gimenez e sessão de autógrafos.
Confira perfil de alguns dos autores:
José Araújo nasceu em São Paulo, capital, em 1955. É gerente administrativo na área jurídica. Publicou nos livros Enigmas do Amor, Poesia e Prosa Verão, Preces e Reflexões, Delicatta IV, Antologia Cidade e é autor do livro Por um Mundo Melhor. Pela Andross, publicou nos livros Entrelinhas, Universo Paulistano — vol. I e Dimensões.BR. Expõe seus textos no site http://imagens-ereflexoes.blogspot.com Vany Grizante nasceu em São Paulo,Capital, em 1959. É arquiteta. Esta é sua primeira publicação. Expõe suas obras nos sites www.recantodasletras.com.br e www.gargantadaserpente.com.
Luiz Carlos Dias nasceu em São Paulo, Capital, em 1985. Graduado em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Teoria e Crítica Literária pela PUC-SP, trabalha, atualmente, como professor de Língua Portuguesa e Literatura no ensino fundamental e médio. Publicou nos livros O Conto e A Crônica, ambos da série Prática de escrita, e Palavras Veladas, todos eles da Andross Editora. Expõe suas obras no site www.faroldaslettras.blogspot.com
Nunno Dora é o pseudônimo de Pedro Rodrigues Junior, que nasceu em São Paulo, Capital, em 1971. Cursando o Mestrado em Análise do Discurso em Língua Portuguesa pela PUC, é editor de textos, professor de Língua Portuguesa, compositor e escritor. Publicou vários livros, entre eles Vitral 2000, da Editora Olho D’Água, e Atitude Egoísta, da Nativa. Expõe suas obras no site www.recantodasletras.com.br
Patrícia Nogueira nasceu em Campinas, São Paulo, em 1986. Formada em Relações Internacionais pela UNESP-Franca, especializou-se em Organizações Humanitárias e de Solidariedade pela Universidade de Lyon 2. Mantém o blog http://golpesdegrafite.blogspot.com
Aglaé Torres nasceu em São Paulo, Capital, em 1935. É ganhadora de vários concursos literários, entre eles o Concurso Feminino de Poesia e Prosa da BEA de Nova York. Esta é sua primeira publicação.