Longas de Douglas Sirk ganham destaque em mostra no CCBB

Programação reúne 30 produções do cineasta alemão

Por Redação
15/05/2012 11:11 / Atualizado em 05/05/2020 16:28

divulgaçãoDouglas Sirk foi um dos principais expoentes do melodrama em Hollywood
Douglas Sirk foi um dos principais expoentes do melodrama em Hollywood

Em período de ascendência da indústria de Hollywood, o cineasta alemão Douglas Sirk foge do regime nazista que assolava seu país, e parte para os Estados Unidos em 1930. Em solo americano, ele reconfigura a forma de se produzir histórias do gênero melodrama, e torna-se um dos grandes diretores desta vertente.

O público paulista poderá conferir 30 filmes assinados pelo cineasta, na mostra “Douglas Sirk, o Príncipe do Melodrama”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), entre 16 e maio e 10 de junho. Os ingressos para as sessões custam até R$ 4.

Além de inovar a essência narrativa, o diretor também foi piorneiro ao utilizar técnicas como technicolor e cinemascope, ainda pouco utilizadas na época. Os visitantes poderão conferir obras-primas do diretor como “Palavras ao Vento”, “Tudo Que o Céu Permite”, “Amar e Morrer”, entre outros.

Confira detalhe de dois filmes que integram a programação da mostra:

Imitação da Vida

Dia 18, às 20h e dia 26, às 15h30 e 18h

Imitação da Vida (Imitation of Life, EUA, 1959, 125′)

O longa foi indicado nas categorias de melhor Atriz Coadjuvante para Susan Kohner, e apresenta a história de Lora Meredith, uma mulher viúva que aspira em ser uma atriz da Broadway. Entre a filha e a amizade que nasce por acaso, ela se perde entre o sucesso profissional e a infelicidade amorosa.

http://www.youtube.com/watch?v=WGMwJxUyw8M

Sublime Obsessão

Dia 20, às 15h30 e 18h e dia 26, às 20h

Sublime Obsessão (Magnificent Obsession, EUA, 1954, 107′)

Na pacata Brightwood, o milionário Bob Merrick sofre um acidente com seu barco de corrida. O grupo de salvamento o ressucita com equipamento que também era solicitado por Dr. Wayne Phillips, uma espécie de herói local. Dias depois, no hospital, Merrick conhece a viúva de Phillips, Helen, por quem se fica perdidamente apaixonado.