Mostra “As Mentiras Que Os Filmes Falam”

Programação da exposição conta com 13 filmes sobre este tema

divulgação
O filme "O Show de Truman" é uma das opções da exposição

O filósofo inglês Alex Pope (1688-1744) escreveu, em uma de suas obras, que “quem diz uma mentira, não sabe a tarefa que assumiu, porque terá de inventar 20 vezes mais para sustentar a certeza da primeira”.

É possível levar uma vida sem mentiras? Filmes que tiveram este dilema como cerne de suas tramas ganham destaque na mostra “As Mentiras Que os Filmes Contam”, em cartaz entre 13 e 29 de abril, na Biblioteca Pública Viriato Corrêa, com entrada Catraca Livre.

Orson Welles, cineasta transcendente e inovador do século passado, assina a direção de “Verdades e Mentiras”, que será exibido no dia 13, às 16h. A vida é encarada como reality show no filme “O Show de Truman”, rodado em 1998 com direção de Peter Weir. O longa será exibido no dia 14, às 16h.

Confira detalhes de dois filmes que fazem parte da programação da mostra:

O Show de Truman

Dia 14, às 16h

O Show de Truman (The Truman Show, EUA, 1998, 102′, dir.: Peter Weir)

Fadado por uma vida aparentemente normal, Truman não sabe que o mundo que o cerca é um reality show. Ele se dá conta de que há algo de errado quando se apaixona por uma mulher que retribui a este sentimento. O filme é uma dura crítica à espetacularização da vida.

Rashomon

Dia 29, às 18h

Rashomon (Japão, 1950, 90′, dir.: Akira Kurosawa, classificação indicativa: 14 anos)

Baseado em dois contos do escritor japonês Ryūnosuke Akutagawa, o filme é considerado uma das grandes obras-primas do cineasta japonês Akira Jurosawa. O longa tem uma estrutura narrativa não convencional e abre diversas possibilidades de interpretação ao espectador.