Mostra de filme traz obras de Carlos Saura
O Sesc Santana apresenta cinco longas do diretor espanhol
Carlos Saura teve muitas paixões ao longo de sua vida. A primeira delas foi a fotografia, que resultou em um pequeno estúdio montado em sua própria casa. Em seguida, a necessidade de ganhar dinheiro lhe apresentou outra área de interesse: o design de motocicletas.
Sua mãe lhe apresentou a poesia musical do piano e o irmão, o gosto pela pintura. Mas e o cinema? Em 1954, uma mostra de neo-realismo italiano fez com que Saura mudasse sua visão quanto ao cinema. A partir daí, descobriu as obras de Luis Buñuel e, cinco anos dep0is, lança seu primeiro longa: “Los Golfos”.
Para homenagear o diretor espanhol, o Sesc Santana realiza mostra com cinco filmes, exibidos gratuitamente às 20h dos dias 2, 9, 16, 23 e 30. Confira a programação completa:
- Unity Warriors estreia “BASE: uma Corpografia Marginal” com grande temporada gratuita em São Paulo
- Teatro do Incêndio mergulha no mito para ritualizar a dor em nova montagem
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
- Teatro Bravos recebe show de lançamento do projeto autoral para as Infâncias
2/8
20h – Bodas de Sangue (Direção: Carlos Saura. Gênero: Musical/Drama. Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos)
O filme traz a história de dois jovens apaixonados que são impedidos pelas suas famílias de ficarem juntos. O reencontro acontece justamente no dia do casamento da jovem com outro homem. O longa é baseado na peça homônima de Federico Garcia Lorca.
9/8
20h – Carmen (Direção: Carlos Saura. Gênero: Musical/Drama. Classicação: Não recomendado para menores de 14 anos)
Coreógrafo procura dançarina para o papel-título de espetáculo baseado na ópera “Carmen”, de Bizet. A narrativa é não-linear: a vida real confunde-se com a própria trama.
16/8
20h – Amor Bruxo (Direção: Carlos Saura. Gênero: Musical/Drama. Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos)
Candela e José foram prometidos por seus pais em casamento desde crianças. Quando adultos, casam-se apaixonados e durante a festa de comemoração José morre apunhalado numa briga, Carmelo é acusado da morte e preso. Candela passa a se martirizar e todas as noites vai ao local do crime em busca de visões de seu marido.
http://www.youtube.com/watch?v=Sw38eR2QnEM
23/8
20h – Tango (Direção: Saura. Gênero: Musical / Drama. Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos)
Mario Suarez (Miguel Ángel Sola), autor e diretor teatral, entra em crise. Abandonado pela mulher, refugia-se nos ensaios de um espetáculo que prepara, sobre o tango.
Angelo Larroca (Juan Luis Galiardo), o mafioso produtor e também bailarino frustrado, sugere a Mario que dê o papel principal a sua protegida (Mía Maestro). Impressionado com o real talento e beleza da jovem, ele se torna seu amante.
http://www.youtube.com/watch?v=mN-koOtjnjs
30/8
20h – Fados (Direção: Carlos Saura. Gênero: Dama. Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos)
Uma viagem sonora através de diversas variações do fado, gênero musical tradicional de Portugal. No longa, canções interpretadas por artistas consagrados como Caetano Veloso, Chico Buarque, Lilá Downs, Carlos do Carmo e uma homenagem a Amália Rodrigues.