Até maio: mostra fotográfica de Thomaz Farkas no Instituto Moreira Salles
Confira a exposição “Thomaz Farkas: uma antologia pessoal”. A mostra faz uma retrospectiva da obra do consagrado fotógrafo húngaro, naturalizado brasileiro.
Em Thomaz Farkas: uma antologia pessoal os visitantes poderão conferir imagens do fotógrafo produzidas a partir da década de 1940, época em que Farkas se associa ao Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), local de debate sobre a atividade fotográfica.
Afinados com as vanguardas europeias e norte-americanas, os paulistas do FCCB buscavam uma estética específica para a foto, com novos enquadramentos e pontos de vista inusitados. A mostra apresenta também trabalhos posteriores, com uma abordagem mais humanista, quando Farkas se aproxima do fotojornalismo.
Destacam-se as séries sobre o Rio de Janeiro que incorporam o retrato e a vida dos moradores de bairros populares e regiões do centro histórico da então capital federal.
Na mostra também estarão presentes algumas imagens coloridas datadas de 1975, mas que só foram apresentadas pela primeira vez ao público em 2005. São fotografias feitas parte durante uma expedição científica ao Amazonas, parte em uma incursão a Salvador.
Na noite do dia 27 de janeiro será lançado o livro homônimo com cerca de 140 imagens e texto de João Farkas, filho do fotógrafo. Para compor livro e exposição, durante dois anos Thomaz Farkas revisitou toda a sua trajetória, com suporte de seus filhos João e Kiko Farkas, e em conjunto com os pesquisadores e curadores do IMS, que hoje preserva sua obra fotográfica.