“Nelson Ao Pé da Cena” debate peças de Nelson Rodrigues
"Senhora dos Afogados", "Toda Nudez Será Castigada" e "Álbum de Família" são os clássicos em discussão
Um dramaturgo. Cem anos. Uma peça. Duas montagens. De um só texto, uma infinidade de análises e emoções. Adaptações surgem para externar os sentimentos absorvidos pelos diretores por uma obra original, cunhada pelo artesão das palavras Nelson Rodrigues.
No centenário do grande escritor brasileiro, o Itaú Cultural promove uma programação especial, “Ocupação Nelson Rodrigues”, trazendo uma série de atividades culturais em sua homenagem. Nos dias 21 e 22, haverá o seminário “Nelson Ao Pé da Cena”, fazendo uma abordagem de sua obra pela ótica de diretores que realizaram montagens distintas de uma mesma peça.
“Senhora dos Afogados”, “Toda Nudez Será Castigada” e “Álbum de Família” são os clássicos em discussão. O mediação ficará por conta de Valmir Santos e as atividades têm entrada Catraca Livre.
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
Confira mais detalhes sobre as mesas de debate:
Dia 21 de julho, das 14h às 16h
Senhora dos Afogados (1947)
Participam do bate-papo os diretores Ana Kfouri (montagem de 2010, com a Companhia Teatral do Movimento) e Antonio Edson Cadengue (montagem de 1993, com a Companhia Teatro de Seraphim).
Dia 21 de julho, das 17h às 19h
Toda Nudez Será Castigada (1965)
Participam do bate-papo os diretores Cibele Forjaz (montagem de 2000, com a Companhia Livre) e Paulo de Moraes (montagem de 2005, com a Armazém Companhia de Teatro).
Dia 22 de julho, das 17h às 19h
Álbum de Família (1946)
Participam do bate-papo os diretores por Eid Ribeiro (montagem de 1990, com o Grupo Galpão) e Newton Moreno (montagem de 2009, com o Grupo Os Fofos Encenam, adaptada como “Memória da cana”).