O som dançante de Pereira da Viola

Músico se apresenta durante a série de atividades em homenagem à poetisa Cora Coralina

Para homenagear Cora Coralina, poetisa de nascida em Goías, o Sesc Itaquera incluiu diversas atrações em sua programação. Neste sábado, 11, o músico Pereira da Viola integra as comemorações a partir das 19h, com entrada até R$ 7.

Em Minas Gerais, na pequena comunidade de São Julião, uma família encontrava na música o descanso após mais um dia de trabalho rural. O pai tocava a gaita enquanto a mãe cantava e as crianças dançavam sem parar. Foi nesse clima festivo que cresceu José Rodrigues Pereira, o Pereira da Viola.

divulgação
O disco "Akpalô", de 2006, trouxe o blues e a música clássica para o som de Pereira

Em contato com toda a riqueza cultural de sua terra, Pereira decidiu estudar levou consigo o violão que havia ganhado dos irmãos. Foi entre 1985 e 1986 que José teve o contato com a viola. Sentado no centro da cidade de Serra dos Aimorés, o músico descobriu a essência do instrumento: sem perceber estava tocando a música “Tristeza do Jeca”. É com esta simplicidade que Pereira da Viola sobe a palco do Sesc Itaquera e apresenta canções como “Menina Flor”, “Boi encantado”, “Eu tenho saudade” e “Princesinha”.

Quer saber mais sobre a comemoração em homenagem a Cora Coralina? Clique aqui.