Pinacoteca apresenta mostra retrospectiva sobre Alberto Giacometti
Mostra apresenta cerca de 280 obras do artista
Usando a escultura como suporte artístico, Alberto Giacometti assumiu papel de importância no cenário artístico do século XX. Mergulhado em questões existencialistas, o artista trabalhou a representação da figura humana como principal embasamento criativo.
A Pinacoteca do Estado será a casa de 280 obras do artista na mostra “Alberto Giacometti: Coleção da Fondation Alberto et Annete Giacometti, Paris”, em cartaz entre 24 de março e 17 de junho. A entrada para o museu custa R$ 6.
O espaço expositivo é distribuido de forma cronológica e temática. Retratos feitos pelo pai e pelo padrinho do artista, ambos pintores, até o início de suas experimentações com esculturas serão apresentados.
- Jejum intermitente: estudo revela um efeito colateral inesperado
- Seis sinais de alerta de uma condição silenciosa que pode aparecer nas pernas
- Casas de apostas com cash out: conheça as 10 melhores
- Como emitir autorização de viagem a partir do sistema e-notoriado
Giacometti teve amizades com intelectuais renomados da França, como o escritor André Breton e o filósofo Jean Paul Sartre, que influenciaram diretamente em seu processo criativo.
As obras foram selecionadas por Véronique Wiesinger, curadora e diretora da Fundação Alberto e Annete Giacometti, que procurou apresentar todas as linguagens que fizeram parte do percurso criativo do artista, com destaque para as esculturas africanas e da Oceania, muito influentes no início de seu processo mais marcante.
Palestras
Para que o visitante tenha ainda mais contato com peculiaridades do artista, a mostra conta com um ciclo de palestras que ocorrem nos dias 22, 26/4, 10/5 e 26/6. Nos encontros, a curadora da mostra falará sobre a trajetória artística de Giacometti.