Principais passagens da Bíblia são retratadas em exposição no MuBE

Desde que se aprofundou no cristianismo, o artista plástico paulistano Carlos Araujo, primeiro brasileiro a expor no Vaticano,  tem se dedicado a um projeto único: a pintura de telas inspiradas nas passagens da Bíblia Sagrada. Parte deste projeto, que ao longo de 20 anos resultou num expressivo acervo de 1.200 telas, poderá ser vista no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), a partir do dia 26 de março, sexta-feira, com entrada Catraca Livre. A ocasião marcará também o lançamento do livro de mesmo nome, com prefácio assinado pelo papa Bento XVI.

divulgação
Imagens da exposição

O artista traz para esta exposição, 25 painéis de grandes dimensões – desenvolvidos a partir de uma técnica de tela colada sobre madeira e um minucioso processo de sobreposição de cores – acompanhados de textos bíblicos.

Ao retratar as principais passagens do livro mais lido da história da humanidade, Araujo mescla a arte em seus primórdios (quando a retratação destas cenas eram encomendadas aos artistas pela Igreja) com a contemporaneidade de seu traço. Ao mesmo tempo, evidencia a transformação espiritual pela qual passou ao perceber que poderia desenvolver as ilustrações da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse.